ELEIÇÕES 2020
Pré-candidato, Rafael Macris anuncia Ricardo Molina como seu vice
Parceria foi divulgada através de uma live no Facebook; convenção do PSDB ocorre neste sábado
Por
11 de setembro de 2020, às 14h19 • Última atualização em 11 de setembro de 2020, às 20h50
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/rafael-macris-anuncia-ricardo-molina-como-seu-vice-1305509/
Vereador e pré-candidato a prefeito de Americana, Rafael Macris (PSDB) divulgou nesta sexta-feira (11) que o empresário Ricardo Molina (Republicanos), de 43 anos, será seu candidato a vice-prefeito na chapa. O anúncio ocorreu em uma live no Facebook no início da tarde.
Com isso, Molina abre mão de ser o candidato a prefeito. No dia 2 de setembro, o empresário convocou uma coletiva de imprensa para anunciar sua pré-candidatura e o apoio dos partidos PSC, PRTB e PTC.
Agora, as três siglas, que são da base de apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ,também vão apoiar a candidatura do tucano em Americana.
No início do mês, Molina revelou que tinha sido convidado pelo PSDB para compor a chapa. O discurso na época era de que ele tinha a intenção de manter a candidatura própria.
Entretanto, uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira selou a parceria entre os partidos. “Foi uma decisão minuciosa, em que a gente considerou vários critério. Consideramos quem está de acordo com a nossa ideia de tornar a nossa cidade grande de novo”, comentou Rafael.

Durante a transmissão, Molina disse que a postura de Rafael ao defender “o fim dos privilégios de políticos” na câmara foi crucial para que seu grupo político aceitasse a aliança.
“Nós somos muito parecidos e uma das coisas é na vontade de fazer, de lutar, de fazer as coisas mudarem”, afirmou Molina.
Já Rafael ressaltou que o empresário também tem os objetivos de recuperar o “bom momento de Americana” e de melhorar os serviços públicos.
“Ele também não aceita que as coisas não funcionem como deveriam. Não aceita que as pessoas podem demorar meses e até anos para conseguir uma consulta com especialista”, afirmou Rafael.
A convenção do PSDB ocorre neste sábado (12). Além do Republicanos, estão na coligação Avante, DEM, PTB, Pros e Progressistas.
Durante a pré-campanha, outros dois nomes que se colocavam como pré-candidatos a prefeito da cidade abriram mão de serem cabeça de chapa para apoiar o tucano.
Primeiro foi o vereador Odair Dias (Pros), em 20 de agosto. Depois, no dia 4 de setembro, o advogado Zé Odécio (Avante) confirmou a aliança com Rafael.
Eleições 2018
Ricardo Molina, que é presidente licenciado da LBF (Liga de Basquete Feminina), foi candidato a deputado federal em 2018 pelo PRB, que se tornou Republicanos.
Na época, Molina teve 21.312 votos, mas não conseguiu ser eleito. Em Americana, o empresário foi o quinto mais votado entre os candidatos a deputado federal – teve 6.231 votos.