SISTEMA VIÁRIO
Retorno de mão dupla no Viaduto Amadeu Elias é provisório, diz Omar
Mudança será aplicada em até 10 dias, mas prefeito ressalta que pode reverter decisão caso "não dê certo"
Por André Rossi
18 de setembro de 2020, às 19h35
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/retorno-de-mao-dupla-no-viaduto-amadeu-elias-e-provisorio-diz-omar-1312518/
O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), afirmou nesta sexta-feira (18) que vai retomar a mão dupla no Viaduto Amadeu Elias. Porém, a decisão é provisória e pode ser revertida caso “não dê certo”, segundo o chefe do Executivo.
A informação sobre a retomada foi anunciada originalmente no início da tarde desta sexta pelo candidato a prefeito Chico Sardelli (PV), que é apoiado por Omar. Na sequência, a assessoria de imprensa da prefeitura confirmou a alteração de sentido.

Entretanto, no final da tarde, o prefeito fez uma transmissão no Facebook para esclarecer o assunto. No vídeo, Omar estava ao lado de Chico e do vereador Odir Demarchi (PL), candidato a vice-prefeito.
“Depois de estudos com o pessoal de engenharia da prefeitura, resolvemos, a pedido do Chico Sardelli e do Odir, que têm insistido muito com a gente, fazer a mão dupla novamente no Amadeu Elias. É uma decisão provisória”, afirmou Omar.
Desde o início do ano, lojistas e moradores da região da Avenida Paulista, no bairro Colina, se mobilizam para pressionar pela volta dos dois sentidos no dispositivo viário.
O principal argumento é de que, desde outubro de 2018, quando o Amadeu Elias passou a ter mão única, no sentido Centro-bairro, as vendas nos comércios caíram.
Omar disse no vídeo que há estudos para melhorar a situação da região. Um deles envolve a retirada da calçada do viaduto e implantação de uma passagem de pedestres, com estrutura metálica, ao lado do Amadeu Elias.
Para isso, no entanto, seria necessário que a Rumo – responsável pela malha viária que corta a cidade – realizasse o alargamento do viaduto. No início do mês, o prefeito disse que a empresa indicou que pretende honrar o compromisso firmado em 2011 e custear a construção de um novo viaduto, próximo ao Amadeu Elias.
“Nós temos é que lutar com a Rumo para ela fazer o alargamento no viaduto. É uma situação provisória para acomodar os comerciantes que dizem que têm prejuízo lá. Eu vou fazer pela vontade da população, pelos estudos que nós fizemos. E espero que dê certo, mas eu tenho as minhas dúvidas”, admitiu Omar.
A assessoria da prefeitura informou que estão sendo acertados os últimos detalhes com a Utransv (Unidade de Transportes e Sistemas Viários). A expectativa é que a mudança seja possível em até 10 dias.
No entanto, o prefeito deixou claro que poderá retomar o sentido único caso a alteração não dê certo.
“Nós vamos fazer essa mudança a partir da semana que vem e espera que dê certo. Estou seguindo a opinião de alguns técnicos que acham viável. Então vamos seguir e, se não der, talvez a gente volte a utilizar do jeito que está [sentido único] até a posse do próximo prefeito”, ressaltou Omar.