Notícias que Inspiram
Senhor das luzes: quase um conto de Feliz Natal
Eletricista industrial aposentado recebe homenagem de moradores do bairro
Por Jucimara Lima
25 de dezembro de 2021, às 11h49 • Última atualização em 27 de dezembro de 2021, às 07h08
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/senhor-das-luzes-quase-um-conto-de-feliz-natal-1684145/
Seu Darci Barreto é um eletricista industrial de 81 anos que apesar de ter se aposentado há mais de 30, ainda é muito requisitado para prestar pequenos serviços e “socorrer” os vizinhos do bairro Vila Helena, em Americana local onde vive com a esposa Cacilda Lüders há mais de 40 anos.
Nesse bairro, ele viu os dois filhos, Eliane e Júnior, crescerem e hoje também acompanha a infância das netas Bárbara, Júlia e Helena.
Eliane conta que, apesar de pequena, a família é muito unida. “Todos os domingos nos reunimos para almoçar, jogar stop, cacheta, cantar e sentar na calçada para bater-papo em frente à praça”.

Sendo assim, a praça que é o principal ponto de referência das casas da comunidade também virou cenário familiar importante para eles e para toda vizinhança que limpa, lava, poda, planta, rega e preserva o espaço de maneira unida e democrática.
“Muitas gerações das mesmas famílias brincaram nela, por isso, há um senso de comunidade muito forte ali”, explica Eliane.
Apaixonado por Natal, há mais de três décadas seu Darci aproveita o próprio conhecimento em elétrica para ajudar os moradores a iluminarem a decoração de Natal da praça com mais segurança. Contudo, esse ano, com a ajuda extra de uma das moradoras, a vendedora Josiane Valerio, de 35 anos, o espaço ficou ainda mais bonito.
“Antigamente seu Darci enfeitava, mas faltavam acessórios, então eu fui pedindo para os moradores colaborarem e em 33 anos essa praça nunca esteve tão bonita. Acabou virando um evento de Natal”, comemora a moradora.
Em retribuição por todos os anos de parceria com a iluminação da praça garantindo magia e segurança, assim como pelos consertos de aparelhos dos vizinhos, seus quebra-galhos elétricos, suas soluções simples e econômicas, sua generosidade e amizade despretensiosa, no dia da abertura da decoração, seu Darci recebeu uma justa homenagem prestada pela comunidade.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Homem de poucas palavras, ele se diz feliz com a lembrança e resumiu sua gratidão da maneira mais simples e verdadeira possível. “Gosto de poder ajudar as pessoas e também de ver a praça bonita”.