Alerta
Vigilância Sanitária de Americana alerta para golpe de falsa ‘fiscalização’
Através de ligações, golpistas marcam visitas nos imóveis; órgão esclarece que as vistorias em residências ou comércios não são agendadas
Por
15 de abril de 2021, às 14h43 • Última atualização em 15 de abril de 2021, às 14h55
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/americana/vigilancia-sanitaria-de-americana-faz-alerta-para-golpe-de-falsa-fiscalizacao-1490513/
A Vigilância Sanitária de Americana fez um alerta nesta quinta-feira (15) para uma tentativa de golpe na população sobre uma falsa “fiscalização” no imóvel.
O golpe é realizado através de ligações em residências ou estabelecimentos. Durante a conversa, o golpista, que se diz representante de uma suposta empresa, realiza perguntas sobre medidas de prevenção ao coronavírus (Covid-19).
Depois, é repassado um código que foi gerado na ligação para realizar uma suposta visita da Vigilância Sanitária e o golpista informa ao morador o período em que a visita deverá ocorrer.
A Vigilância Sanitária esclarece que em nenhum momento avisa com antecedência o proprietário da residência ou estabelecimento a ser vistoriado, e que também não atua por meio de códigos que geram tais vistorias. As fiscalizações são consequência de alguma ação que coloca em risco a saúde pública em geral.
Ela ainda ressalta para que os moradores nunca permitam que pessoas sem a devida identificação do órgão municipal adentrem a residência ou estabelecimento, com o propósito de realizar uma “fiscalização” no imóvel.
O setor orienta para que o morador, ao receber esse tipo de ligação, solicite o nome de quem está falando, e diga que irá confirmar a veracidade da informação junto à Vigilância Sanitária do município.
*Estagiária sob supervisão de Talita Bristotti