Cidades
Aos 30 anos, Proerd atende mais de 7 mil alunos da região
Programa da PM visa prevenir o uso e abuso de drogas, promovendo a conscientização sobre os efeitos provocados pela dependência química
Por Cristiani Azanha
31 de julho de 2023, às 07h41 • Última atualização em 31 de julho de 2023, às 08h41
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/aos-30-anos-proerd-atende-mais-de-7-mil-alunos-da-regiao-1997130/
O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), ministrado por policiais militares nas escolas, está completando 30 anos de implementação na corporação.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Na RPT (Região do Polo Têxtil), 7,3 mil alunos do ensino infantil e de 5º ao 7º ano foram atendidos pelos batalhões de Americana (19º BPMI) e Sumaré (48º BPMI) no primeiro semestre deste ano.
Comandante do 19º Batalhão, o tenente-coronel Adriano Daniel enfatiza que o propósito é prevenir o uso e abuso de drogas, promovendo a conscientização sobre os efeitos provocados pela dependência química, tanto de substâncias lícitas quanto ilícitas.
“É gratificante ver como o programa capacita os alunos, desempenhando um papel essencial na formação de caráter desses jovens cidadãos, contribuindo para uma vida mais digna e promovendo valores fundamentais em nossa sociedade, como o combate à violência e bullying”, comenta.
“O Proerd não apenas ensina sobre os perigos das drogas, mas também capacita os alunos a tomarem decisões saudáveis, desenvolverem habilidades de comunicação, competência social, tomada de decisões, noções de cidadania, autoestima e resolução de conflitos”, explica Daniel.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
Segundo ele, desde o ano passado, a corporação americanense passou a atender 100% das escolas da cidade. “Nossa missão é conseguir levar o programa para todas as escolas”, completa. Além de Americana, o batalhão é responsável pelo patrulhamento em Santa Bárbara d’Oeste, Cosmópolis, Arthur Nogueira e Engenheiro Coelho.

Na região atendida pelo 48º Batalhão, que engloba Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia e Monte Mor, o programa existe desde 2008, e já formou 23.908 alunos, dos quais 1.805 no primeiro semestre deste ano.
“O programa visa a prevenção primária, proporcionando a resistência às drogas, além de realizar a aproximação da Polícia Militar com a comunidade”, afirma o tenente-coronel Valmir Moreira da Silva, que comanda o batalhão. “Defendo a aplicação dessa iniciativa nas escolas, que tem mostrado bons resultados para os alunos”, completa.