Cidades
Comandante do 19º BPM/I defende atuação de policiais de folga nas escolas
Segundo ele, a proposta já estava sendo realizada com os municípios, mas ganha mais força diante dos recentes atentados
Por Cristiani Azanha
13 de abril de 2023, às 08h41 • Última atualização em 13 de abril de 2023, às 10h09
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/comandante-defende-atuacao-de-policiais-de-folga-nas-escolas-1939283/
O comandante do 19° BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) de Americana, tenente-coronel Adriano Daniel, defende a atuação de policiais militares de folga nas escolas, por meio da chamada atividade delegada.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Nova Odessa foi a primeira cidade na RPT (Região do Polo Textil) a aderir ao programa. O anúncio foi realizado na última terça-feira e os policiais passarão a atuar nas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade.
Daniel explica que a atividade delegada consiste no emprego de policiais militares que, de forma voluntária, aderem à medida para a execução de serviços na área de segurança ao município, nos horários de folga.
“Uma vez celebrado o convênio com o município, há possibilidade do emprego do policial militar fardado exclusivamente em determinada área de interesse da cidade, podendo assim resolver de pronto toda e qualquer situação emergencial, potencializando assim a chance de prevenção a todo tipo de crime e aumentando ainda mais a sensação de segurança em qualquer que seja o ambiente”, afirma o comandante.
Segundo ele, a proposta já estava sendo realizada com os municípios, mas ganha mais força diante dos recentes atentados em escolas, além de boatos que contribuem para causar medo entre pais, alunos e toda a comunidade escolar.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
“É hora de união de forças em prol da corrente do bem, envolvendo profissionais de segurança pública, da educação, membros dos diversos órgãos da administração e poder público, pais, alunos e demais membros da sociedade direta ou indiretamente envolvidos ou comovidos com o atual cenário”, enfatiza o comandante.
A Prefeitura de Americana informa que tem mantido bom diálogo com a Polícia Militar para buscar cooperação sobre o tema. Uma reunião para estudar medidas conjuntas deve ocorrer ainda nesta semana.
As outras administrações municipais da região foram procuradas pela reportagem para falar do assunto, mas não responderam se iriam aderir à proposta até o fechamento desta edição.