Cidades
Mais Médicos: selecionados começam a atuar ainda este mês na região
Ao todo, 19 profissionais foram selecionados para atuar nas cidades de Americana, Santa Bárbara, Nova Odessa, Hortolândia e Sumaré
Por Ana Carolina Leal
21 de junho de 2023, às 09h09
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/mais-medicos-selecionados-comecam-a-atuar-ainda-este-mes-na-regiao-1975263/
Parte dos 19 selecionados pelo programa Mais Médicos, do governo federal, para atuar na RPT (Região do Polo Têxtil), deve começar a atender ainda neste mês, de acordo com o Ministério da Saúde. A pasta divulgou o resultado final da alocação dos profissionais na última segunda-feira (19).
O programa preencheu as 5.967 vagas distribuídas em quase dois mil municípios, entre eles Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia. Mais de 84% das oportunidades serão ocupadas por médicos brasileiros formados no país. O restante será preenchido por médicos brasileiros formados no exterior.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Na RPT, Hortolândia é o município que receberá o maior número de profissionais. São 11. Na sequência, aparece Santa Bárbara com quatro – dois deles, no entanto, foram requisitados, segundo o Ministério da Saúde, pelo programa Médicos pelo Brasil, na gestão de Jair Bolsonaro. A cidade de Americana será contemplada com três médicos, Sumaré com dois e Nova Odessa com um.
Os profissionais que conquistaram as vagas receberão bolsa mensal de R$ 12.386,50 por dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. O Mais Médicos foi criado em 2013 com o objetivo de garantir atendimento nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) por meio da ampliação do número de profissionais. A prioridade do programa é enviar médicos em regiões com maior vulnerabilidade social.