COVID-19
Nova Odessa afasta 81 servidores do grupo de risco
Benefício foi concedido para profissionais que não tinham como atuar em home office
Por
26 de maio de 2020, às 08h10 • Última atualização em 26 de maio de 2020, às 11h05
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/nova-odessa/nova-odessa-afasta-81-servidores-do-grupo-de-risco-1215610/
A Prefeitura de Nova Odessa aprovou o afastamento remunerado de 81 servidores municipais que se enquadram no grupo de risco para o novo coronavírus (Covid-19). O benefício foi concedido porque os profissionais em questão não tinham como desempenhar suas funções em home office.
A relação foi publicada na edição de sábado do Diário Oficial da cidade. O período de afastamento começa nesta terça-feira e vai até o dia 30 de junho. Entretanto, pode ser prorrogado ou até mesmo revogado a qualquer momento de acordo com o andamento da pandemia.
O projeto de lei que permitiu o modelo é de autoria do prefeito Benjamin Bill Vieira de Souza (PSDB) e foi aprovado em regime de urgência especial pela câmara no dia 14 de maio. O servidor beneficiado deverá cumprir integralmente a quarentena e o isolamento social, que são condições estabelecidas para o afastamento remunerado.
Segundo o texto, são fatores de risco para o vírus: cardiopatia, diabetes mellitus, doença renal, doença neurológica, pneumopatia, imunodepressão, obesidade, asma, doença hematológica, doença hepática, síndrome de down, gestantes e puérpera.
De acordo com a Diretoria de Recursos Humanos, vinculada à secretaria de Administração, a prefeitura possui 214 servidores com mais de 60 anos. Além disso, há aproximadamente 50 funcionários com doenças crônicas ou comorbidades que poderiam ser beneficiados pela lei. No total, a administração conta com 1.560 servidores.
Uma comissão técnica formada por quatro servidores analisou os pedidos de afastamento. O LIBERAL questionou a assessoria de imprensa da prefeitura para saber em quais grupos os 81 servidores se encaixam, mas essas informações ainda não haviam sido tabeladas.
Podcast Além da Capa
Solidariedade e apoio aos necessitados marcam a luta contra o novo coronavírus (Covid-19) nas periferias da RPT (Região do Polo Têxtil). O LIBERAL visitou moradores do acampamento Roseli Nunes e da favela Zincão, em Americana, e da ocupação Vila Soma, em Sumaré, e observou como eles se unem para enfrentar as dificuldades provocadas pela pandemia. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi, que esteve nas comunidades, para repercutir essa apuração.