Covid-19
Nova Odessa confirma mais seis mortes por coronavírus
Prefeitura não deu detalhes das vítimas, mas informou que todas morreram antes de dezembro e são notificações “tardias”
Por Marina Zanaki
11 de janeiro de 2021, às 19h53
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/nova-odessa/nova-odessa-confirma-mais-seis-mortes-por-coronavirus-1408993/
Nova Odessa confirmou mais seis mortes provocadas pelo novo coronavírus (Covid-19) nesta segunda-feira e contabiliza 66 vítimas da pandemia.
Segundo a prefeitura, o alto número de óbitos em um único boletim está relacionado a notificações “tardias”, levando em consideração novos dados do Sistema de Informação de Mortalidade do SUS (Sistema Único de Saúde).
O município não informou as datas dos óbitos e nem os dados dos pacientes, mas declarou que o mais recente ocorreu em 2 de dezembro.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, por terem ocorrido em outras cidades e estados, era necessário que as Vigilâncias Epidemiológicas destes municípios alimentassem o Sistema de Informação de Mortalidade do SUS sobre estes óbitos, daí a demora nas notificações à cidade de origem dos pacientes – no caso, Nova Odessa.
“Os casos que apareceram agora no sistema ocorreram há um certo tempo. Temos casos de julho, setembro, outubro, novembro, sendo o último datado do dia 02 de dezembro de 2020. No entanto, somente a partir do momento que o sistema foi alimentado com estas informações de outras localidades, e que nossa Vigilância Epidemiológica foi notificada”, explicou Paula.
Além das mortes, foram confirmados 80 novos casos positivos. Segundo a prefeitura, muitos deles se referem a notificações antigas que só foram disponibilizadas agora ao município.
Nova Odessa tem 1.873 casos confirmados, sendo 1.567 curados, 565 em casa e 20 internados em leitos de UTI na região, além dos que morreram.
Há ainda 10 moradores internados na Unidade Respiratória do Jardim Alvorada, entre positivos e suspeitos.