POLÊMICA
Suspensa desde março, locação de chácaras em Nova Odessa é liberada
Decreto proibia a locação; prefeitura diz que fase de transição permite retomada
Por Pedro Heiderich
18 de maio de 2021, às 17h25 • Última atualização em 18 de maio de 2021, às 20h14
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/nova-odessa/suspensa-desde-marco-locacao-de-chacaras-em-nova-odessa-e-liberada-1518074/
O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD) voltou a permitir a locação de chácaras e afins para festas em Nova Odessa. Decreto proibia a locação para evitar aglomerações, com direito a multa. Nesta terça-feira (18), o prefeito revogou o decreto integralmente.
Questionada, a prefeitura enviou nota em que o secretário municipal de Assuntos Jurídicos, Fábio Soria, afirmou que o decreto da suspensão, de 26 de março, foi publicado quando Nova Odessa estava na fase emergencial do Plano São Paulo do Governo do Estado.

“Naquele período, as atividades em chácaras e afins estavam totalmente vedadas. Com a passagem para a fase de transição do Plano São Paulo, tais atividades podem ser retomadas, com limite de 30% da capacidade e observância de todos os protocolos sanitários”, alega.
O decreto proibia a locação de salões de festas, chácaras de recreio e afins, para eventos e festas que geram aglomerações. A proibição se estendia também a festas e eventos particulares de proprietários de chácaras e afins.
Além de cassação de alvará, a medida previa multa de R$ 290 a R$ 290 mil. Na ocasião, Leitinho disse que a medida foi tomada para evitar colapso no sistema de saúde e fazer com que a cidade não precise aderir ao lockdown.
A prefeitura diz ter recebido denúncias no período de proibição, “que não se comprovaram: eram famílias confraternizando entre si, com som alto, por isso não houve autuações”.
‘A vida vale mais que qualquer coisa’, diz vereador
O vereador Wagner Morais (PSDB) disse ver com muita preocupação a liberação de festas e eventos em chácaras. Para o tucano, afrouxar as regras de restrições pode fazer as pessoas entenderem que está tudo liberado e que a pandemia do coronavírus está controlada.
“Não é a realidade, depois das flexibilizações a região teve alta nas internações. Sei que as pessoas que alugam esses imóveis precisam da renda e que todos estão cansados de ficar em casa, mas esperamos até agora. Estamos vacinando, de forma lenta, mas mais perto do fim”.
Morais encerra. “Podemos e devemos esperar mais. Em breve, estaremos liberados para reunir família e amigos, com todos à mesa. Temos muitas famílias chorando a perda de entes queridos, e é esse sofrimento que queremos evitar. A vida vale mais que qualquer coisa”.
Na RPT (Região do Polo Têxtil), as prefeitura de Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste mantiveram a permissão de festas e eventos em chácaras, e relatam fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias nos locais.
As prefeituras de Americana e Sumaré também foram questionadas a respeito, mas não responderam.