Covid-19
Vigilância flagra 16 bares com aglomerações em Nova Odessa
Fiscalização na noite de sexta flagrou bares de forma irregular no dia em que a cidade teve recorde de casos da Covid-19
Por Leonardo Oliveira
20 de junho de 2020, às 13h32 • Última atualização em 20 de junho de 2020, às 13h37
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/nova-odessa/vigilancia-flagra-16-bares-com-aglomeracoes-em-nova-odessa-1237548/
Uma operação da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal de Nova Odessa, realizada na noite desta sexta-feira (19), flagrou 16 bares funcionando de maneira irregular na cidade. Consumidores se aglomeravam no entorno dos estabelecimentos fiscalizados.

O episódio foi registrado no mesmo dia em que a cidade teve o recorde de casos do novo coronavírus (Covid-19), com seis novas confirmações e uma morte pela doença. As infrações ocorreram em bares dos bairros Jardim São Jorge, Vila Azenha, Jardim Planalto, Jardim Santa Rosa e Centro.
Bares e restaurantes estão proibidos de funcionar na fase laranja do Plano SP, na qual se encontra a RMC (Região Metropolitana de Campinas), onde está incluída Nova Odessa. Esse tipo de comércio poderia só funcionar no sistema delivery.
“Encontramos clientes no balcão e na calçada, consumindo produtos comercializados pelos estabelecimentos. A maioria trabalhava com portões fechados, mas com pessoas do lado de fora. Dispersamos os frequentadores e orientamos os proprietários em relação à responsabilidade que eles têm por aglomerações tanto na área interna como externa”, comentou a diretora de Vigilância em Saúde, Priscilla Amaral Rangel Belmonte.
Nesta sexta, Nova Odessa confirmou seis novos casos de Covid-19 e um óbito. O município contabiliza 71 infectados, incluindo nove mortos.
O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde ainda aponta 23 casos em investigação, entre eles uma morte, 74 negativos, 20 pacientes curados e 132 pessoas com gripe, sendo monitorados por profissionais da rede pública.