Flexibilização consciente
Americana e região seguem na fase vermelha do Plano São Paulo
Reclassificação foi anunciada nesta sexta-feira; Piracicaba e Limeira voltam para a fase laranja
Por
10 de julho de 2020, às 13h10 • Última atualização em 10 de julho de 2020, às 21h39
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/regiao/americana-e-regiao-seguem-na-fase-vermelha-do-plano-sao-paulo-1254543/
Americana e região permaneceram na fase 1 (vermelha) do Plano São Paulo na reclassificação das regiões nesta sexta-feira (10). A atualização foi divulgada em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
O DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas regrediu da fase 2 (laranja) para a etapa mais restritiva da quarentena na semana passada por conta do aumento no número de internações e de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para o novo coronavírus (Covid-19).
Hoje a região foi mantida na fase 1 pelo mesmo motivo, já que segue com 80% de ocupação dos leitos. Qualquer porcentagem igual ou superior coloca a área na fase vermelha, na qual só o comércio considerado essencial pode funcionar.
Duas semanas depois de regredir para a vermelha, o DRS de Piracicaba, que inclui a cidade de Limeira, voltou para a fase laranja e poderá reabrir o comércio.
A próxima reclassificação do Plano São Paulo acontece no dia 24 de julho. A quarentena de combate à pandemia foi estendida até 30 de julho.
Podcast Além da Capa
Por quais razões a recomendação de manter o isolamento social permanece como a maneira mais difundida no combate ao novo coronavírus, mesmo com mais de 100 dias de quarentena e com a retomada da produção econômica em curso?