TRABALHO CONJUNTO
Comitê regional vai capacitar médicos contra a febre maculosa
Criação do grupo foi aprovada pelos prefeitos da RMC em reunião realizada nesta sexta-feira
Por Rodrigo Alonso
16 de junho de 2023, às 18h12
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/regiao/comite-regional-vai-capacitar-medicos-contra-a-febre-maculosa-1973035/
Os prefeitos da RMC (Região Metropolitana de Campinas) aprovaram nesta sexta-feira, em reunião realizada em Campinas, a criação de um comitê técnico entre as 20 cidades para enfrentamento à febre maculosa. Uma das ações a serem executadas é a capacitação de médicos e profissionais da saúde para reconhecimento precoce da doença e tratamento adequado para os casos suspeitos.
A medida foi proposta pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), durante encontro do Conselho da RMC. Ele destacou a importância de um trabalho conjunto entre os municípios, até porque trata-se de uma região endêmica.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
“É fundamental que as ações de enfrentamento à febre maculosa sejam articuladas além dos limites do município, que seja de maneira conjunta. Somos uma região com cerca de 3 milhões de habitantes, e é importante a união neste momento de enfrentamento a uma doença tão complexa quanto a febre maculosa”, disse.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
O comitê também vai contar com a participação da Secretaria de Saúde do Estado. Caberá ao grupo, entre outras ações, comunicar à população sobre os riscos de febre maculosa em locais onde já houve a transmissão.
Conforme o LIBERAL noticiou, Americana confirmou nesta sexta a morte de uma moradora de 58 anos por febre maculosa. Ela teria contraído a doença em Limeira, numa chácara. Trata-se da primeira vítima de 2023 no município.
Leia mais sobre o assunto:
- Veja quais são as áreas de risco para carrapato-estrela em Americana
- O que é febre maculosa? Conheça sintomas, causas e tratamento da doença