25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde

Deputada estadual Ana Perugini propõe frente para discutir sistema Cross

Parlamentar pretende ajudar na regulamentação de protocolos que facilitem a inclusão no sistema

Por Cristiani Azanha

07 de abril de 2023, às 08h13 • Última atualização em 07 de abril de 2023, às 08h42

Com o objetivo de dar transparência ao sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), a deputada estadual Ana Perugini (PT) propôs à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) a criação de uma frente parlamentar para aprimorar o serviço do governo estadual, responsável pela distribuição de pacientes para recursos do SUS (consultas, exames e cirurgias), nas áreas de atendimento hospitalar e ambulatorial.

Ana Perugini (PT) pretende discutir o serviço do governo do Estado – Foto: Divulgação

A proposta foi protocolada na semana passada, no sistema digital da Alesp. Até a tarde desta terça, 35 deputados haviam assinado termos de adesão. De acordo com o Regimento Interno, são necessárias ao menos 20 assinaturas para que seja formalizada por meio de ato do presidente da Casa.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A parlamentar pretende ajudar na regulamentação de protocolos que facilitem a inclusão no sistema. “Tive conhecimento de pelo menos dois casos de pacientes que aguardavam por cirurgias, mas não estavam na fila, por divergências na inclusão. O ideal seria que o usuário também tivesse acesso”, diz.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

Além de procedimentos de emergência, Ana Perugini quer saber o motivo das longas esperas por cirurgias eletivas (agendadas). “Nós sabemos que as pessoas podem esperar um pouco, mas não é aceitável que fiquem meses e até anos esperando.”

Segundo ela, dados divulgados no final de 2022 apontavam mais de 300 mil pessoas aguardando cirurgias eletivas em São Paulo. A região de Campinas (48,6 mil) está entre as maiores demandas do Estado.

Publicidade