Região
Diagnóstico da Saúde aponta necessidade de hospital metropolitano na região
Unidade em Campinas atenderia às expectativas de atendimento da população, segundo professor
Por Ana Carolina Leal
18 de março de 2023, às 08h32 • Última atualização em 09 de maio de 2023, às 15h49
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/regiao/diagnostico-da-saude-aponta-necessidade-de-hospital-metropolitano-na-regiao-1926046/
Estudo apresentado nesta sexta ao Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas) aponta a necessidade da construção de um hospital metropolitano. A pesquisa dá um panorama da saúde nos 20 municípios que contemplam a região, entre eles Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia.
O conjunto de informações compôs o primeiro diagnóstico da plataforma Infra Tech, lançada em agosto do ano passado para que as cidades divulguem o cenário de setores públicos e fomentem a criação de políticas direcionadas. A primeira apresentação foi sobre a área da saúde.
A ferramenta foi desenvolvida pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC em conjunto com o IMCI (Instituto Movimento Cidades Inteligentes). E coube a pesquisadores da Unicamp (Universidade de Campinas) analisarem os dados sobre leitos de 2008 a 2021.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
O diagnóstico foi apresentado pelo professor Oswaldo Grassiotto, diretor executivo da área da Saúde da Unicamp. “Dados da Rede Regional de Atenção à Saúde15 [RRAS15] em 2021 indicam que 81% das internações nos hospitais da rede de saúde na RMC ocorrem em caráter de urgência. E a análise da evolução do número de leitos hospitalares SUS aponta uma queda progressiva nos leitos, de cerca de 19% até 2017.”
De acordo com o professor, um hospital metropolitano em Campinas atenderá às expectativas de atendimento em saúde da população.