Redação
Estudante de Indaiatuba vence concurso do Hospital de Amor de Barretos
Aluna da Escola Estadual Profº Dr. Camilo Marques Paula recebeu um notebook e um estágio no hospital pelo texto premiado
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28 de outubro de 2021, às 10h08 • Última atualização em 28 de outubro de 2021, às 10h18
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/regiao/estudante-de-indaiatuba-vence-concurso-do-hospital-de-amor-de-barretos-1646633/
A estudante Maria Eduarda Gomes, de 15 anos, da Escola Estadual Professor Doutor Camilo Marques Paula, de Indaiatuba, é vencedora o 9° Concurso de Redação do Hospital de Amor, de Barretos.
A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na quarta-feira (27), no estúdio do CMSP (Centro de Mídias SP).

Com o tema “Vacina: uma dose de amor da ciência para a humanidade”, a competição recebeu 13.293 mil inscrições, a maioria de alunos provenientes da rede estadual.
Maria produziu o texto “Vacina: isso sim é empatia”, com orientação da professora Patrícia Torres. Ambas receberam como prêmio um notebook. A estudante também fará um estágio de três dias nos laboratórios do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM), do Hospital de Amor.
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Maria Eduarda Gomes pretende cursar medicina e afirma que o estágio no Hospital de Amor foi um dos principais incentivos para participar do concurso. “Foi incrível ganhar, mas foi incrível também aprender e pesquisar. Uma simples redação te mostra tua capacidade e como as pessoas se importam com você”, afirma.
Foram premiadas também Maria Eduarda Paz de Souza (2º lugar), da EE Senador João Galeão Carvalho Cidade, de Santo André; Suiany Rodrigues Borin (3º lugar), da EE Profª Maria Conceição Aparecida Basso Cidade, de Fernandópolis; Letícia Colugnati Del Bianco (4º lugar) do Colégio Liceu Barretos, de Barretos; e Manuela Pereira Pinotti (5º lugar), da EE Zulmira da Silva Salles Cidade, de São José do Rio Preto.
Sobre o concurso
O Concurso de Redação do Hospital de Amor teve início em 2013, com o intuito de difundir o conhecimento, popularizar a ciência e estimular os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à investigação científica, especialmente em relação ao câncer e à saúde.
Neste ano, o objetivo do concurso foi informar os estudantes sobre os benefícios da vacina, seu contexto histórico e, principalmente, sobre as evidências de sua eficácia na prevenção da Covid-19.
Sobre este tema, estudantes do 9º ano do ensino fundamental foram convidados a escrever, com a supervisão de um professor orientador. Temas como empatia, sentido de coletividade, importância da ciência, o cuidado consigo e com os outros estão entre os assuntos abordados pelas redações classificadas.