Covid-19
Lojas desobedecem decreto e funcionam na véspera do Dia das Mães
Regiões centrais de Americana e Santa Bárbara tiveram algumas lojas abertas e até movimento neste sábado
Por Paula Nacasaki
09 de maio de 2020, às 15h10 • Última atualização em 09 de maio de 2020, às 15h14
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/regiao/lojas-desobedecem-decreto-e-funcionam-em-vespera-do-dia-das-maes-1202181/
Comerciantes de Americana e Santa Bárbara d’Oeste descumpriram o decreto do governador João Doria (PSDB) e abriram suas lojas neste sábado (9), véspera do Dia das Mães. A data é considerada a segunda melhor em vendas.
Os estabelecimentos comerciais estão proibidos de funcionar no Estado de São Paulo desde o dia 24 de março, quando foi adotada a quarentena como uma das medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

A abertura de parte das lojas também foi acompanhada de muitos consumidores que burlaram o isolamento e foram às compras. Em Americana, a presença dos clientes foi mais expressiva do que em Santa Bárbara, mas em ambas houve movimentação de pessoas nas ruas.
A reportagem percorreu parte das regiões centrais das duas cidades e ao menos 40 lojas estavam funcionando com meia porta aberta e restrições de entrada, além de orientação sobre uso de álcool em gel e máscaras.
Em Americana, estavam abertos estabelecimentos nas Avenidas Dr. Antônio Lobo e Fernando de Camargo e nas ruas Washington Luís, 30 de Julho, 12 de novembro e Sete de Setembro, além de ouras lojas nas imediações.
Já em Santa Bárbara, foram flagradas lojas abertas na Praça Rio Branco e Ruas Santa Bárbara, General Osório, XV de Novembro e Dona Margarida.
Para a funcionária de uma loja de roupas em Americana, boa parte do comércio decidiu abrir em retaliação ao governador João Doria, após a revogação da abertura parcial do comércio na última sexta-feira (8).
Questionada sobre o isolamento social, ela relatou que apenas cumpre ordens. Ela disse ainda que o comércio tem atendido nos últimos dias de maneira parcial e com cuidados para evitar o contágio pelo vírus.
Em uma loja de calçados, a vendedora contou que o local está funcionando, porém é permitida a entrada de duas pessoas por vez.
Fiscalização
Questionada, a Prefeitura de Americana informou que a Gama (Guarda Municipal de Americana) está fiscalizando o funcionamento do comércio e, quando nota a irregularidade, orienta e envia a ocorrência à Uvisa (Unidade de Vigilância Sanitária).
Já a prefeitura de Santa Bárbara esclareceu que o Setor de Obras e Posturas realiza diariamente visitas de orientação aos estabelecimentos.