Temporal
Maior chuva desde fevereiro em Americana causa transtornos
Além de Americana, fortes chuvas também causaram problemas em Sumaré e Nova Odessa
Por Heitor Carvalho / Leonardo Oliveira / Paula Nacasaki
08 de dezembro de 2020, às 08h14 • Última atualização em 08 de dezembro de 2020, às 08h18
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/regiao/maior-chuva-desde-fevereiro-em-americana-causa-transtornos-1382299/
As fortes chuvas que caíram entre o final da tarde e o início da noite desta segunda-feira (8) na RPT (Região do Polo Têxtil) causaram pontos de alagamentos em várias áreas. Não houve vítimas.

A chuva estragou parte do asfalto da Avenida da Saúde, em Americana, ponto crítico quando há temporais na cidade. O principal problema aconteceu perto do cruzamento com a Avenida Paulista. O motorista precisa prestar atenção nesse trecho pois há partes de asfalto no meio da via.
No período entre a manhã desta segunda e terça-feira, foi registrado o maior volume de chuva acumulada em Americana desde fevereiro. Houve uma precipitação acumulada de 44,5 mm em um intervalo de 24 horas.
A última vez que choveu dessa maneira foi entre os dias 27 e 28 de fevereiro, quando foi registrada uma precipitação acumulada de 44,96 mm. A maior chuva no ano, no entanto, aconteceu entre 13 e 14 de janeiro, quando choveu 85,9mm. Os dados são do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas).
Em Nova Odessa e Hortolândia, o dia foi o mais chuvoso em todo o ano. A primeira registrou precipitação acumulada de 66 mm, enquanto que, a segunda, acumulou uma precipitação de 86,6mm.
Mais estragos
Um trecho da Rodovia Astrônomo Jean Nicolini, entre os municípios de Americana e Nova Odessa, alagou e deixou o trânsito bastante complicado.
Na Avenida Ampélio Gazzetta, no trecho próximo às ruas Heitor Cibin e Fioravante Martins (‘Pescoço da Égua’), também houve um ponto de alagamento.
Um carro ficou preso após uma vala abrir durante a chuva na rua Heitor Penteado, próximo ao Cemitério Municipal, segundo informações do Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Odessa.
O motorista do veículo não se feriu e o carro deve ser retirado da via durante a manhã dessa terça-feira (8).
Em Sumaré, um trecho da Avenida Júlio de Vasconcelos, próximo ao Orquidário Municipal, ficou alagado por conta das chuvas e impediu a passagem de veículos.