25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Ministro de Relações Institucionais sinaliza apoio à usina regional de lixo

Proposta inclui a criação de uma rede de cooperativas para gerar emprego e renda a catadores de recicláveis

Por Redação

09 de junho de 2023, às 09h51 • Última atualização em 09 de junho de 2023, às 09h52

Compromisso foi selado no último sábado durante reunião com prefeitos do consórcio e da RMC - Foto: Marcelo Pendezza - Prefeitura de Hortolândia

O ministro-chefe de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, se comprometeu em levar ao governo federal o projeto de implantação da Central de Tratamento de Rejeitos do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), também conhecida como usina de lixo, que transformará em energia elétrica resíduos sem potencial de reciclagem. A proposta inclui a criação de uma rede de cooperativas para gerar emprego e renda a catadores de recicláveis.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O compromisso foi selado no último sábado durante reunião com prefeitos do consórcio e da RMC, em Hortolândia. O Consimares é composto por sete cidades: Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, com população estimada em 1 milhão de habitantes. Juntos, esses municípios geram cerca de 700 toneladas diárias de resíduos que são descartados em aterros sanitários da região.

Durante o encontro, o presidente do Consimares e prefeito de Elias Fausto, Maurício Baroni, entregou ao ministro uma carta com pedido de cooperação do governo federal aos projetos do consórcio. Dentre as solicitações estão a viabilização da contratação da energia da Central de Recuperação Energética de Rejeitos.

“Destacamos que esse projeto representa o maior avanço das últimas décadas em termos de gestão de resíduos sólidos, tratando-se de um dos mais importantes projetos de saneamento ambiental na história brasileira, que servirá de paradigma para o Brasil, principalmente, nas capitais e regiões metropolitanas”, assinala o presidente do Consimares no documento.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

“Foi combinado, aqui [em Hortolândia], nos dias 13 e 14 uma missão do consórcio a Brasília, e eu vou convocar no Palácio do Planalto a reunião juntando o Ministério do Meio Ambiente e Ministério das Cidades para analisar o projeto e preparar o que nós chamamos do leilão desse projeto, porque ele é feito pelo governo federal, que organiza o processo de seleção”, garantiu Padilha.

A Central tem capacidade para geração contínua de 22,5MW de energia a partir de rejeitos que, atualmente, se perdem nos aterros sanitários. A tecnologia é mundialmente reconhecida como a única capaz de mitigar as emissões de gases de efeito estufa produzidos nos aterros sanitários. O empreendimento já tem licença prévia da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e está em discussão com os municípios. As informações foram divulgadas pela assessoria de imprensa do Consimares.

Publicidade