25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Sem solução

Na ‘divisa’, buraco de rua vive ‘jogo de empurra’ entre Americana e Santa Bárbara

Moradores reclamam que não conseguem quem resolva problemas no limite entre os dois municípios

Por Lucas Ardito*

18 de junho de 2023, às 10h50 • Última atualização em 18 de junho de 2023, às 10h51

Moradores de regiões no limite entre Americana e Santa Bárbara d’Oeste têm tido problemas com o abandono das ruas, que têm o cuidado delegado de uma prefeitura para outra. Esta dificuldade é realidade constante em ao menos três bairros.

As ruas Francisco Corat, na Vila Dainese; Domingos Justo, na Vila Omar; e Ângela Carolina Campari Pace, no Jardim Brasília, são algumas das vias em más condições. No dia 3 deste mês, inclusive, o vereador Lucas Leoncine (PSDB) relatou a situação dessas vias através de um requerimento na Câmara de Americana.

Na Rua Ângela Carolina Campari Pace, no Jardim Brasília, asfalto está esfarelando – Foto: Marcelo Rocha / Liberal

Em resposta, a Prefeitura de Americana afirmou que não há um convênio ou acordo entre as cidades para as ruas que ficam no limite. Leoncine afirma que há a necessidade da criação de um convênio entre as partes e que fez a indicação para que isso aconteça. No entanto, aguarda um retorno da Secretaria de Negócios Jurídicos.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Os moradores locais relatam que entram em contato tanto com a Prefeitura de Americana, quanto com a de Santa Bárbara, mas que não há uma medida. Eles relatam que já foram feitos abaixo-assinados e que precisam agir por conta própria. Entre as ações, estão colocar cimento e preencher os buracos com pedras.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

“Já vieram as duas [prefeituras] aqui. Santa Bárbara olhou e disse que tinha que falar com o pessoal de Americana. Agora vamos fazer abaixo-assinado de novo e vamos levar aonde precisar”, explica Antônio Marangoni, morador da Rua Francisco Corat.

Na Vila Dainese, a Rua Francisco Corat tem buracos preenchidos com pedras – Foto: Marcelo Rocha / Liberal

“É um problema, é perigoso para motoqueiro, que machuca se tombar. Se vê o buraco e freia, pode escorrer e cair no chão. Coloco pedra nos buracos para ajudar, mas não para. Coloco todos os dias”, completa.

Em contato feito pela reportagem do LIBERAL, a administração de Americana informou que as prefeituras estão realizando um levantamento de valores. Os setores jurídicos irão analisar a realização de um convênio para o recapeamento das ruas, com prioridade para o Jardim Brasília.

*Estagiário sob supervisão de João Colosalle.

Publicidade