25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Padilha diz que Minha Casa, Minha Vida será prioridade na região

Ministro, que esteve em Nova Odessa nesta sexta, ainda disse que o governo quer retomar obras da Educação e estreitar laços com consórcios

Por Gabriel Pitor

25 de fevereiro de 2023, às 09h09

Ministro Alexandre Padilha e o prefeito de Nova Odessa, Leitinho (PSD), durante evento nesta sexta-feira - Foto: Marcelo Rocha - Liberal.JPG

O ministro chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou nesta sexta-feira que a prioridade do Governo Federal é viabilizar as obras do programa Minha Casa, Minha Vida, relançado no último dia 15 por meio da Medida Provisória 1.162/2023. A declaração foi concedida após participação no evento de inauguração da ETA (Estação de Tratamento de Água) Santo Ângelo, em Nova Odessa.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

De acordo com o ministro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viabilizou R$ 10 bilhões a serem investidos no programa em âmbito nacional. Além disso, o governo quer retomar cerca de 4 mil obras da área de Educação, como creches e escolas.

As prefeituras da RMC (Região Metropolitana de Campinas) têm até o fim de março para apontarem as construções paralisadas. O aporte financeiro será feito gradativamente e seguirá um cronograma de execução.

Outros tipos de construções precisarão passar por aprovação e serão incluídas em uma lista, classificadas pelo perfil. Padilha disse que empreendimentos de estruturação, como a ETA Santo Ângelo, serão mais facilmente fomentados.

“A relação será de parceria com as prefeituras da RMC, será permanente. As eleições já acabaram, agora é hora de reconhecer os resultados e fomentar obras como esta [da ETA Santo Ângelo], de estruturação, que é o que fazíamos nos dois primeiros governos do presidente Lula com o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, declarou o ministro.

No caso da RMC, que abrange a RPT (Região do Polo Têxtil), Padilha ressaltou que os consórcios atuarão como intermediadores de novas construções nas áreas de resíduos sólidos, saneamento, tratamento de água, preservação do meio ambiente e de bacias, e mobilidade.

“A RMC é extremamente ativa e dinâmica do ponto de vista econômico. As pessoas geralmente moram em uma cidade, trabalham em outra, então os problemas são comuns dos municípios. Os consórcios terão papel importante no desenvolvimento.”

O ministro também contou que se encontrou com o prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), e se colocou à disposição para viabilizar obras que estejam dentro da prioridade do Governo Federal.

MAL SÚBITO. A inauguração da ETA ficou marcada por um mal súbito do vice-prefeito de Nova Odessa, Alessandro Miranda da Silva, o Mineirinho (PSD), que precisou ser auxiliado por Padilha. Ele saiu do palco carregado pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho (PSD), e pelo ministro, que é médico infectologista e ajudou no atendimento. Uma equipe de primeiros-socorros também foi acionada. Em nota, a prefeitura informou que Mineirinho passa bem. 

Publicidade