Coren
Pesquisa mostra que 80% dos enfermeiros têm medo do trabalho
Estudo do Conselho Regional de Enfermagem foi feito dentro do cenário da pandemia do coronavírus
Por Marina Zanaki
23 de maio de 2020, às 10h42
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/regiao/pesquisa-mostra-que-80-dos-enfermeiros-tem-medo-do-trabalho-1214173/
O Coren (Conselho Regional de Enfermagem) de São Paulo apurou que 80% dos profissionais de enfermagem têm medo de atuar nos serviços de saúde no cenário da pandemia.
O dado consta em uma sondagem realizada pela entidade em abril e que recebeu 5.451 respostas de profissionais de enfermagem de todo estado. Não há dados por município.
O principal risco apontado pelos profissionais é não ter condições seguras para o exercício profissional (apontado por 41% dos entrevistados). O segundo maior medo é contaminar a família (39%).
Ser contaminado é a terceira preocupação (11%), seguida de não estar tecnicamente preparado (6%). Cerca de 40% afirmam não ter passado por nenhum treinamento na instituição onde atuam. Mais de 50% disseram que a instituição onde atuam não forneceu os EPIs necessários.
O Hospital Municipal de Americana recebeu uma fiscalização do Coren-SP em 11 de maio. A entidade informou ao LIBERAL que a apuração feita é sigilosa e não poderia divulgar a análise.