TRANSPORTE
Trem Intercidades: passagem entre Campinas e São Paulo vai custar até R$ 64
Teto foi estabelecido pelo Estado, que publicou edital nesta sexta; leilão ocorre em 28 de novembro
Por Rodrigo Alonso
31 de março de 2023, às 16h57 • Última atualização em 31 de março de 2023, às 16h59
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/regiao/trem-intercidades-passagem-entre-campinas-e-sao-paulo-vai-custar-ate-r-64-1933264/
A passagem do TIC (Trem Intercidades) entre Campinas e São Paulo vai custar até R$ 64. O valor será definido pela concessionária, mas esse é o teto já estabelecido pelo governo estadual.
O leilão internacional para implantação e operação do trem ocorre em 28 de novembro, às 15h, conforme edital publicado pela SPI (Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos) nesta sexta-feira, com todas as informações referentes ao processo.
A minuta do contrato estabelece um teto de R$ 64 para o Serviço Expresso, que vai conectar Campinas e a Estação Barra Funda, na capital, com parada em Jundiaí. A viagem terá duração de aproximadamente uma hora, com percurso total de 96 km.
Para quem viajar apenas de Campinas a Jundiaí, haverá um custo máximo de R$ 28,10. Para o trecho entre São Paulo e Jundiaí, a empresa não poderá cobrar mais do que R$ 35,90. Os tetos, no entanto, poderão ser reajustados pelo Estado.
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O governo estima um investimento de R$ 12,8 bilhões. Segundo o Estado, o empreendimento vai gerar 10,5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, e contribuir para a redução das emissões de CO² e para a segurança viária de toda a região.
Além do Expresso, também há o Serviço Linha 7 Inicial e o Serviço Linha 7- Rubi, que vão ligar a Estação Barra Funda a Jundiaí e atenderá as cidades de Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista; e o Serviço TIM, que vai unir Jundiaí e Campinas, com passagem por Louveira, Vinhedo e Valinhos.
Nesses casos, caberá ao governo estadual fixar e rever as tarifas, que ainda não foram divulgadas. O projeto do TIC Eixo Norte também contempla uma extensão até Americana, que não está inclusa nessa licitação.