Santa Bárbara
Golpista se passa por médico e pede dinheiro para filho de paciente internado
Com dados do paciente, o golpista alegou que o valor seria para realizar uma cirurgia e que ele seria reembolsado pelo SUS
Por Paula Nacasaki
17 de abril de 2023, às 11h19 • Última atualização em 17 de abril de 2023, às 22h53
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/s-barbara/golpista-se-passa-por-medico-e-pede-dinheiro-para-filho-de-paciente-internado-1941267/
Um golpista se passou por médico da Santa Casa de Misericórdia de Santa Bárbara d’Oeste, no último sábado, e pediu dinheiro para o filho de um paciente que está internado na unidade desde março. O estelionatário solicitou um pagamento de R$ 4,8 mil para a realização de um procedimento cirúrgico, inclusive com promessa de reembolso do valor pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Este não é o primeiro caso na região, em dezembro do ano passado, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, emitiu um comunicado orientando pessoas a não depositarem valores sobre realização de procedimentos médicos, uma vez que os serviços são custeados pelo SUS.
No caso mais recente, envolvendo a Santa Casa, a vítima, de 45 anos, relatou que seu pai está internado na unidade desde o dia 13 de março e que, no sábado, saiu o resultado de um exame indicando a existência de uma bactéria.
No mesmo dia, um homem entrou em contato por telefone, se apresentando como médico do hospital. Ele tinha informações como dados do paciente e até o nome da bactéria detectada no exame.
Ainda segundo relato da vítima, o suposto médico pediu o valor de R$ 4,8 mil para realização de um procedimento cirúrgico e passou dados bancários para o pagamento via Pix. Ele disse que o valor seria devolvido pelo SUS.
O homem suspeitou da ligação e entrou em contato com o diretor da unidade. Ambos constataram se tratar de golpe e o familiar procurou o plantão policial para registrar o caso.
A Santa Casa alerta sobre o risco de golpes e pede para que nenhum pagamento seja feito. “Ressaltamos que, no ato da internação do paciente, o familiar responsável recebe no formulário de internação, onde fica claro que o hospital não cobrará qualquer valor, tanto a título da internação bem como de honorários médicos”, traz o texto.
A instituição pede ainda que qualquer suspeita seja denunciada ao próprio hospital.
Americana
Em dezembro e agosto do ano passado, pacientes denunciaram golpistas que se passavam por médicos ou funcionários do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi em Americana e pediam dinheiro para a família de pacientes, afirmando que os valores seriam para custear a realização de exames.
Por conta das ocorrências, no final de 2021, o hoispital emitiu um alerta afirmando que os estelionatários estavam se passando por médicos ou profissionais do hospital, solicitando depósitos bancários aos familiares de pacientes internados.
“A direção do hospital alerta para que não se faça nenhuma transação financeira, quando solicitado pagamento para custear quaisquer procedimentos na unidade de saúde, pois todos os atendimentos do local são gratuitos, independentemente do nível de complexidade.”, trouxe a nota na época.