25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Polícia Civil apura furto de busto que estava na Praça Central de Santa Bárbara

Peça, revestida em bronze, foi furtada na última quinta-feira; uma pessoa já foi indiciada pelo crime

Por Paula Nacasaki

31 de maio de 2023, às 11h33 • Última atualização em 31 de maio de 2023, às 13h56

Busto do Coronel Luiz ALves ficava na Praça Central da cidade e foi levado na última quinta-feira, dia 25 - Foto: Marcelo Rocha - Liberal

A Polícia Civil está investigando o furto de um busto que estava instalado na Praça Central de Santa Bárbara d’Oeste. A peça, revestida em bronze, retrata o Coronel Luiz Alves e foi levada na tarde da última quinta-feira (25), de acordo com a SSP (Secretaria Estadual da Segurança Pública). Uma pessoa já foi indiciada pelo crime.

De acordo com a SSP, por volta de 16h de quinta, a GCM (Guarda Civil Municipal) foi chamada por populares, informando sobre a ausência da peça e, ao chegarem no local, os agentes constataram os fatos.

Na sequência, os patrulheiros começaram as buscas e nas proximidades, encontraram um morador de rua que relatou que horas antes, um homem o havia abordado e perguntado se ele poderia ajudar a carregar uma “cabeça de metal”. Momentos depois, o suspeito saiu sentido Parque Olaria e não foi mais visto. O caso foi registrado no 1° DP (Distrito Policial) como furto.

O busto do Coronel Luiz Alves – Foto: Prefeitura de Santa Bárbara

A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio de nota, afirmou ao LIBERAL que uma pessoa foi indiciada pelo crime e outra já foi identificada, mas ainda não foi encontrada. Imagens de videomonitoramento auxiliaram nas identificações, junto à Polícia Civil. O objetivo agora, de acordo com a administração municipal, é chegar ao paradeiro do busto e deste segundo envolvido.

“O Município de Santa Bárbara d’Oeste lamenta profundamente o ocorrido, ressaltando a importância histórica da peça e de Coronel Luiz Alves para a história da cidade e não medirá esforços para viabilizar a recomposição do bem”, traz o trecho da nota do executivo.

Instalado na Praça Central, o busto de Coronel Luiz Alves foi inaugurado no fim da década de 50, em homenagem ao industrial, ex-proprietário da Usina Santa Bárbara, que faleceu em 1936.

Publicidade