Saúde
Prefeitura de Santa Bárbara diz que zerou demanda por exames
Segundo administração, não há fila para 11 tipos de procedimentos na rede pública
Por Leonardo Oliveira
27 de janeiro de 2021, às 16h14
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/s-barbara/prefeitura-de-santa-barbara-diz-que-zerou-demanda-por-exames-1423213/
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste realizou 5.168 exames ao longo de 2020. Isso fez com que a demanda por 11 tipos de procedimentos de saúde fosse zerada nos últimos meses, segundo a administração.

Para exames como tomografia sem contraste, densitometria óssea e nove tipos de ultrassom, não há filas para agendamento. Isso aconteceu graças à inauguração do Centro Municipal de Exames e Diagnósticos, no segundo semestre do ano passado.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
O local passou a atender a demanda por exames na rede municipal de saúde desde então. Além disso, também há exames que são direcionados para o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), ao Hospital Estadual de Sumaré e ao Centro Boldrini através do convênio com o Hospital Santa Bárbara.
A Secretaria de Saúde também afirma que o tempo de espera para agendar novas consultas em diversas especialidades caiu.
“Atualmente os pacientes que são encaminhados para primeira consulta com gastroenterologista, urologista, pneumologista, neuropediatra, cardiologista, otorrinolaringologista e reumatologista são agendados entre uma semana a 10 dias. Foram aproximadamente 16 mil consultas realizadas para estas especialidades no último ano”, diz a administração.
Gosta de descontos? Conheça o Club Class, do LIBERAL
Pediatria
No fim de novembro do ano passado, o município começou a realizar cirurgias pediátricas, em parceria com a Faculdade São Leopodo Mandic. O número de procedimentos passou de uma vaga, antes disponibilizada pelo Estado, para 45 agendamentos por mês, realizados no Hospital Santa Bárbara.