Santa Bárbara
Prefeitura de Santa Bárbara realizará ação contra a leishmaniose
Área definida pelo Setor de Controle Animal para a investigação de rotina será o bairro Jardim Europa 4
Por Redação
10 de junho de 2023, às 09h51 • Última atualização em 10 de junho de 2023, às 09h52
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/s-barbara/prefeitura-de-santa-barbara-realizara-acao-contra-a-leishmaniose-1969676/
A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ), promove entre os dias 12 e 23 de junho ações de orientação e investigação sobre a leishmaniose visceral canina. A área definida pelo Setor de Controle Animal para a investigação de rotina será o bairro Jardim Europa 4.
Segundo a prefeitura, durante o período da iniciativa, equipes do setor visitarão imóveis de quadras selecionadas do bairro, realizando coleta de sangue em cães adultos, orientações aos proprietários e entrega de material sobre a doença. O Departamento de Vigilância em Zoonoses ressalta que a coleta de sangue para investigação é segura e não oferece nenhum tipo de risco ao animal.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
DOENÇA. A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa de desenvolvimento lento, causada por protozoários do gênero leishmania, que acomete pessoas e animais. O parasita é transmitido pela picada de um mosquito contaminado, o Lutzomyia longipalpis, mais conhecido como “mosquito-palha”.
O mosquito vive nas proximidades das residências, geralmente em locais úmidos, com sombra e acúmulo de material orgânico, principalmente restos de alimentos, fezes de animais, folhas e frutos apodrecidos.
Segundo o setor, até o momento não há comprovação da presença do vetor (mosquito palha) no município. Os principais animais acometidos pela doença são os cães, entretanto eles não transmitem a doença diretamente ao homem. Quando contaminado pela picada do mosquito, o animal torna-se o reservatório da doença, podendo desenvolver os sintomas.
Os cães acometidos podem apresentar, entre outros sintomas: apatia; emagrecimento; onicogrifose (crescimento exagerado das unhas); descamação; úlceras na pele, com presença de lesões principalmente em ponta de orelhas, ao redor dos olhos e focinho.
Nos seres humanos, os sintomas também são inespecíficos e incluem: febre prolongada; anemia; emagrecimento; fraqueza; cansaço; aumento do baço e fígado; diarreia; inflamação dos linfonodos; entre outros.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
Em casos de suspeita da doença, o responsável pelo animal deverá procurar atendimento médico veterinário, e o profissional deverá notificar ao CCZ sobre o caso suspeito ou positivo. No caso de a pessoa apresentar suspeita, deverá procurar por atendimento nos serviços de saúde.