SEGURANÇA
Santa Bárbara vai contratar vigias para escolas municipais e treinar diretores
Pacote de medidas foi divulgado pelo prefeito Rafael Piovezan (MDB) em entrevista à Rádio Clube
Por Rodrigo Alonso
11 de abril de 2023, às 16h22 • Última atualização em 12 de abril de 2023, às 10h38
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/s-barbara/prefeitura-de-santa-barbara-vai-contratar-vigias-para-escolas-municipais-e-treinar-diretores-1938442/
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste vai contratar vigias para todas as 56 unidades da rede de ensino municipal, além de treinar diretores para utilização do chamado “botão do pânico”. Essas e outras ações foram divulgadas pelo prefeito Rafael Piovezan (MDB) nesta terça-feira (11), durante participação no programa Liberal no Ar, da Rádio Clube (AM 580).
“Pode ter até alguém preocupado tanto quanto eu estou, mas não tem ninguém mais preocupado do que eu”, afirmou.
Segundo o prefeito, já há vigias 24 horas por dia em determinadas escolas. Ele disse ter determinado a abertura de um processo de contratação para todas as unidades contarem com profissionais de vigilância.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Nesta quinta, o Executivo também dará início ao treinamento para os diretores utilizarem, no celular, o botão do pânico, que aciona a GCM (Guarda Civil Municipal) quando apertado.
Ainda de acordo com Rafael, a Guarda começou, nesta terça, uma vistoria nas escolas para a elaboração de laudos, de forma a identificar possíveis vulnerabilidades na estrutura e elaborar protocolos de segurança.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
O prefeito também apontou que os guardas têm feito uma fiscalização diária nas unidades, onde conversam com a direção e verificam se existe alguma anomalia no local.
Ele destacou que, atualmente, as escolas municipais já contam com totens para acionamento da GCM e câmeras de videomonitoramento.
As novas medidas entram em vigor após uma sequência de ataques em unidades escolares pelo País.

Nesta terça, cerca de 100 pais e mães estiveram na Câmara de Santa Bárbara com cartazes pedindo mais segurança para as escolas. O protesto se estendeu para Paço Municipal, por indicação de um grupo de vereadores.
Uma comissão com vereadores e sete representantes se reuniu na prefeitura com os secretários Joel Cardoso (Governo), Tânia Mara (Educação) e Rômulo Gobbi (Segurança).
Medidas na região
Nesta terça-feira, as prefeituras das cinco cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) e o governo do Estado anunciaram novas medidas de segurança para evitar ataques nas escolas da rede municipal.
Veja abaixo as principais:
AMERICANA
- Vigilância armada nas escolas municipais
- Convocação de quatro psicólogos aprovados em concurso
- Ampliação em 50% do patrulhamento escolar
- Início do botão do pânico amanhã
- Noções básicas de defesa pessoal para profissionais da educação
SANTA BÁRBARA
- Vigilantes 24h em todas as escolas municipais
- Treinamento de diretores para uso do botão do pânico
- Fiscalização nas unidades da rede municipal
- Elaboração de protocolo de segurança nas escolas municipais
NOVA ODESSA
- Convênio para PMs de folga atuarem nas escolas municipais
- Elaboração de protocolo de segurança
SUMARÉ
- Instalação de câmeras de reconhecimento facial nas unidades municipais
- Intensificação do controle de acesso às escolas da rede municipal
HORTOLÂNDIA
- Instalação de câmeras de monitoramento nas escolas municipais
- Ações socioeducativas nas unidades da rede municipal
- Palestras educacionais para a comunidade escolar
ESTADO
- Segundo a Secretaria da Educação, a presença de PMs no apoio de segurança às escolas é uma das medidas em estudo, consultada por meio de questionários com a comunidade escolar, para que nada seja imposto
- Em andamento a contratação de 150 mil horas de atendimento profissional no programa Psicólogos na Educação, que oferece suporte psicológico para orientar as equipes escolares e estudantes. O serviço, que já era oferecido na rede estadual de forma online, passará a ser presencial