SUSPENSAS
Santa Bárbara suspende vacinação para gestantes com comorbidades
Prefeitura segue orientação da Anvisa; ao contrário de Americana, Santa Bárbara manteve a imunização de puérperas
Por Pedro Heiderich
11 de maio de 2021, às 15h16 • Última atualização em 11 de maio de 2021, às 15h18
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/s-barbara/santa-barbara-suspende-vacinacao-para-gestantes-com-comorbidades-1512517/
Atendendo orientação e comunicado da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a vacinação contra o coronavírus (Covid-19) em gestantes com comorbidades, prevista para começar nesta terça-feira (11), foi suspensa pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.

A orientação da Anvisa é para que não se aplique a vacina de Oxford/AstraZeneca para esse público (gestantes). Americana já havia anunciado a mesma medida.
Ao contrário da vizinha, Santa Bárbara manteve a imunização de puérperas (mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias) com comorbidades e mais de 18 anos.
A vacinação de pessoas com deficiência permanente entre 55 e 59 anos, foi mantida nas duas cidades.
Na RPT (Região do Polo Têxtil), Nova Odessa também havia anunciado a vacinação de gestantes, mas a prefeitura ainda não se pronunciou após a orientação da Anvisa. Nas redes sociais, publicação feita pela manhã apontava que a imunização seguia disponível.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Santa Bárbara recebeu neste sábado (8) mais 4.720 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 4.400 de Oxford/AstraZeneca e 320 doses de CoronaVac/Butantan, destinadas para os novos grupos prioritários.
A imunização segue no município para Síndrome de Down (entre 18 e 59 anos), pacientes em tratamento de hemodiálise (entre 18 e 59 anos), transplantados que utilizam imunossupressores (entre 18 e 59 anos) e profissionais de Saúde, além de pessoas com mais de 60 anos.
A Prefeitura de Santa Bárbara diz aguardar novas orientações técnicas do Governo do Estado de São Paulo, do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e da Anvisa.