Santa Bárbara
Vereadores aprovam reajuste de 5% para professores e valorização da ADIs
Projetos foram aprovados na madrugada desta quinta-feira após sessão tumultuada
Por Cristiani Azanha
04 de maio de 2023, às 15h12
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/s-barbara/vereadores-aprovam-reajuste-de-5-para-professores-e-valorizacao-da-adis-1950254/
Após a audiência pública e votação repleta de discussões entre vereadores de oposição e base do prefeito Rafael Piovezan (MDB), os projetos de lei complementar 09/2023 e 10/2023, ambos de autoria do Poder Executivo, relacionados ao plano de cargos e salários da Prefeitura foram aprovados por unanimidade, na sessão extraordinária da Câmara, que começou por volta das 21h30 desta quarta (3) e só terminou depois da 1h da madrugada de quinta-feira (4).
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Antes da votação dessas proposições, houve uma audiência pública para debater as propostas. Com plenário cheio entre servidores de várias carreiras, por várias vezes os vereadores chamaram a atenção do presidente da Câmara, Paulo Monaro (MDB) para que interviesse para conter os ânimos. Em determinado momento, ele solicitou a presença de guardas civis durante a sessão.
O primeiro projeto a ser votado foi o PLC 09/2023 que altera o grupo salarial do emprego do ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) e recompõe a tabela salarial dos servidores enquadrados nos grupos A a E.
O vereador Eliel Miranda (PSD) chegou a apresentar uma emenda aditiva, que estipulava que, em um prazo de 120 dias, a prefeitura deveria apresentar outro projeto de lei complementar, dessa vez contemplando aumento real aos servidores não beneficiados, como os do DAE (Departamento de Água e Esgoto) e da Guarda Civil.
“A proposta é que todos os servidores fossem contemplados, para que ninguém ficasse de fora”, diz Eliel.
Já o grupo de base da administração questionou a inconstitucionalidade da proposta, uma vez que cria obrigações para o Executivo. O vereador Joi Fornasari (PV) pontuou que concorda com o projeto, mas que os demais grupos que constam na emenda devem negociar diretamente com o prefeito, que deve ser o autor do projeto. A emenda foi rejeitada por 11 votos contrários e sete favoráveis.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
Em seguida, os parlamentares aprovaram por unanimidade a emenda substitutiva ao PLC 10/2023, proposta por um grupo de 11 vereadores da base do prefeito Rafael Piovezan que estipula um aumento de 5% no salário dos professores para equiparar ao piso nacional. Segundo eles, essa proposta foi debatida com o SindiProSBO (Sindicato dos Professores de Santa Bárbara d’Oeste) e promove pequenos ajustes no projeto, sem impacto orçamentário no projeto original.
Também estava previsto na audiência pública, o PLC 18/2022, que altera a Lei Complementar nº 67/2009, relativa ao plano de cargos, carreiras e salários da Guarda Municipal, mas não foi debatido em Plenário. A pedido do vereador Eliel Miranda (PSD), essa proposição não foi discutida por não tratar de reajuste salarial.
Na prática, o projeto estipula a jornada de trabalho para guardas que atuam no operacional e na área administrativa, prevê critérios para a progressão na carreira e cria as funções de coordenador de ensino, porta-voz e coordenador do Serviço de Inteligência.