Santa Bárbara, 202 anos
Zona Leste ganha um novo parque público em 2021
Em implantação, o Parque Linear do Córrego Mollon terá 23 mil metros quadrados; prefeito eleito, Rafael Piovesan (PV) fala em continuar qualificando e melhorando áreas verdes
Por Isabella Holouka
04 de dezembro de 2020, às 08h06 • Última atualização em 09 de dezembro de 2020, às 16h48
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/s-barbara/zona-leste-ganha-um-novo-parque-publico-em-2021-1378855/
A Zona Leste de Santa Bárbara ganhará mais uma área verde, o Parque Linear do Córrego Mollon, que está em implantação, e cuja área mede aproximadamente 23 mil metros quadrados.
O investimento de cerca de R$ 1,2 milhão faz parte de um acordo entre o Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), do Ministério Público, e o município. A previsão é que as obras sejam concluídas ainda no primeiro semestre de 2021.O parqu
e ocupa toda a extensão da Rua João Benedito Caetano, entre as avenidas Pedroso e São Paulo, na região do Planalto do Sol, beneficiando especialmente os moradores do Conjunto dos Trabalhadores.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Bárbara, a área já recebeu terraplanagem, calçamento novo, caixas para parquinho, quadra de areia e base para academia ao ar livre, sendo que a próxima etapa envolve a infraestrutura de iluminação.
Na divulgação da construção do Parque Taene, o prefeito Denis Andia (PV) comentou ao LIBERAL sobre o desafio de integrar a cidade com áreas verdes, citando especialmente o crescimento da Zona Leste, a partir da década de 1970.
Questionado novamente, desta vez através da assessoria de imprensa, ele lembra a entrega do Parque dos Jacarandás e de áreas de bem-estar e lazer nesta região, além da construção do Parque Linear do Córrego Mollon.
A qualidade de vida de uma cidade está cada vez mais ligada às oportunidades de momentos individuais ou de convívio dedicados às atividades físicas, ao reequilíbrio emocional e contato com a natureza, defende o prefeito.
“Santa Bárbara d’Oeste evoluiu muito nos últimos anos com novos grandes parques e também com áreas de lazer locais, dentro dos bairros. Creio que este é um caminho a ser seguido para que as transformações sejam ainda maiores e consolidadas para o município e para a vida dos barbarenses”, conclui.
Atual vice-prefeito e prefeito eleito de Santa Bárbara, Rafael Piovesan (PV), que também é biólogo, diz que a construção de novos parques não auxilia apenas no lazer da população mas também na urbanização da cidade, além de contribuir para o equilíbrio ambiental e ecológico.
Segundo Piovesan, o investimento nos espaços tem a clara intenção de promover a saúde e prevenir doenças crônicas, em articulação com o sistema de atenção básica do município.
“Os projetos futuros têm isso como alicerce, com o entendimento de que qualificar e melhorar essas áreas, traz esse conjunto de benefícios para a comunidade”, afirma.
Piovesan foi questionado se há intenção de construir outros novos parques em Santa Bárbara em seu mandato, mas não comentou.