Sumaré
Sumaré sanciona lei que institui obrigatoriedade de uso de focinheira
Objetivo é que seja feito o uso da focinheira em vias ou locais públicos por cães de médio e grande porte
Por Redação
09 de junho de 2023, às 10h10 • Última atualização em 09 de junho de 2023, às 10h14
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cidades/sumare/sumare-sanciona-lei-que-institui-obrigatoriedade-de-uso-de-focinheira-1969388/
O prefeito Luiz Dalben sancionou a lei municipal nº 7.106, que dispõe sobre o uso de focinheira em cães de médio e grande porte. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município de Sumaré.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
De acordo com a proposta, o objetivo é que seja feito o uso da focinheira em vias públicas, logradouros ou locais de acesso público dos animais especificados nesta lei e também a utilização de guia curta de condução. Aplica-se esta lei a cães de médio e grande porte, raças que em situação de ataque possam apresentar risco de vida a crianças, pessoas e outros animais, animais mordedores viciosos: todo animal causador de mordedura repetidamente em pessoas ou outros animais, sem provocação.
Ainda de acordo com a norma, os tutores de cães deverão mantê-los em condições adequadas de segurança que impossibilitem a evasão dos animais.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
Cabe destacar que a infração ao disposto nesta lei sujeitará o possuidor ou proprietário do animal ao pagamento de multa no valor de 50 (cinquenta) UFMS (Unidade Fiscal do Município de Sumaré), sem prejuízo das demais sanções cabíveis. A multa terá valor dobrado, em caso de reincidência.
O projeto de lei é de autoria do vereador Alan Leal e foi aprovado pelos outros parlamentares.