Diversão em família
Cinema retrata amor de mãe de variadas formas
Opções são variadas para quem deseja homenagear as mães assistindo a um filme neste domingo
Por Luciano Assis
10 de maio de 2020, às 11h18 • Última atualização em 10 de maio de 2020, às 12h18
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cultura/cinema-retrata-amor-de-mae-de-variadas-formas-1202634/
Mãe só tem uma. Mas filmes sobre essas mulheres têm aos montes. Mas uma coisa eles têm em comum: a exaltação a essa figura, cujo dia é comemorado neste domingo.
Como este está sendo um Dia das Mães atípico, sem almoço em família ou ida a restaurantes, uma opção pode ser maratonar longas-metragens que falem sobre essas mulheres que fazem de tudo por seus “filhotes”.
E tem obras para todos os gostos, de blockbusters a obras mais profundas de nacionalidades variadas. Nossa seleção pode dar uma ajuda
para você se decidir:
A Noviça Rebelde (1960) Julie Andrews faz uma noviça que se apaixona pelo pai viúvo de cinco crianças em plena Segunda Guerra e luta pela vida desses pequenos. Um clássico do cinema. – Foto: Divulgação Erin Brockovich (1999) Julia Roberts é uma mãe solteira de três filhos, sem emprego, que é obrigada a enfrentar os poderosos de uma cidade. A atriz levou o Oscar por essa interpretação. – Foto: Divulgação Valente (2012) Animação da Pixar que traz uma protagonista lutando para salvar a mãe de um feitiço que a transformou em ursa. A forma como o relacionamento mãe e filha é trabalhado é um dos segredos da história. – Foto: Divulgação Mia Madre (2015) O cineasta italiano Nanni Moretti conta a própria história ao lado de sua mãe neste filme, onde realidade e ficção se confundem. É um filme pesado e triste, mas também muito bonito. – Foto: Divulgação Tudo Sobre Minha Mãe (2000) Pedro Almodóvar presta uma das maiores homenagens do cinema ao ato de amor que é ser mãe. A história não é leve e nem dá para assistir em família, mas é imperdível para fãs da sétima arte. – Foto: Divulgação Lado a Lado (1998) Ter a consciência de que vai morrer e cuidar de passar os cuidados de seus filhos para a nova esposa de seu ex-marido. Essa é a história desse drama pesado protagonizado por Julia Roberts e Susan Sarandon. – Foto: Divulgação Que Horas Ela Volta (2015) O premiado longa de Anna Muylaert retrata uma nova sociedade brasileira através da história de Val e Jéssica, que expressavam as duas formas de enxergar o país naquele momento. Destaque para Regina Casé. – Foto: Divulgação
Podcast: Além da Capa
A quarentena decretada no Estado de São Paulo para combater a proliferação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) completa 50 dias nesta semana. Com as restrições impostas, muitas pessoas tiveram a rotina, hábitos e até o convívio familiar alterado. Nesse episódio do Além da Capa, o editor Bruno Moreira conversa com o repórter André Rossi, que ouviu moradores de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa para entender como a pandemia mudou a dinâmica de suas vidas.