Cultura na região
Campinas recebe peça de Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello
Atores iniciam turnê nacional de “ConSerto para Dois, O Musical”; serão três sessões em Campinas durante o final de semana
Por Marina Zanaki
16 de março de 2022, às 07h23
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cultura/cultura-na-regiao/campinas-recebe-peca-de-claudia-raia-e-jarbas-homem-de-mello-1732093/
Menos de 10 segundos.
Esse é o tempo que Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello têm para pular de um personagem para outro no espetáculo “ConSerto para Dois, O Musical”, que inicia sua turnê nacional na região. Ao longo da montagem, os dois interpretam diferentes personas em uma história de amor com encontros e desencontros. O espetáculo sobe aos palcos do Teatro Municipal Castro Mendes, em Campinas, em três sessões no final de semana.

A história foi criada pela atriz, cantora e dramaturga Anna Toledo a pedido da dupla. Casados fora dos palcos, Cláudia e Jarbas dão vida ao famoso escritor Ângelo Rinaldi (Jarbas) e à atriz internacional Luna de Palma (Claudia), recém-separados que embarcam em um cruzeiro para esquecer a desilusão amorosa. Mas eles não esperavam que estariam a bordo do mesmo navio, o Sinfonia dos Mares, rumo à Antártida.
É nesse cenário que todos os personagens desfilam, mesclando músicas marcantes e o humor repleto de recursos cênicos da dupla. Cláudia Raia disse ao LIBERAL que as trocas de personagens só são possíveis graças à equipe afiada nos bastidores.
“Esse espetáculo é assim: cronometrado. Para nós, como atores, é um baita exercício. E o público fica encantado com a magia. Eles não entendem como somos nós mesmo ali, com aqueles personagens todos diferentes. É uma delícia poder brincar com a imaginação do público desta maneira, deixar a plateia meio que sem entender como aquilo tudo funciona. É muito fantástico, no sentido de apelar muito para a imaginação, para a fantasia mesmo”, disse a atriz.
Além de interpretar vários personagens, Jarbas também dirige o espetáculo. A proposta exigiu figurinos práticos que podem ser tirados e colocados em poucos segundos.
“Cada um desses personagens tem sua voz, seus trejeitos. Então, quando saímos de cena vestindo um personagem e voltamos com outro não é só o figurino que muda: é absolutamente tudo! Nos ensaios, já teve vez de a gente voltar com a caracterização de um personagem, mas a voz de outro”, revelou Jarbas à reportagem.
A trilha sonora virou um álbum com dez faixas. Ainda pouco explorada no mercado teatral, essa iniciativa une música e dramaturgia, contando uma história por meio das canções. As músicas são de Anna Toledo, Thiago Gimenes e Tony Lucchesi, que também assina a direção musical do espetáculo.
Uma das faixas, “Tô bem melhor sem você”, ganhou um clipe que homenageia o público LGBTQIA+ e que está disponível no YouTube.
Por conta da pandemia, o espetáculo ficou dois anos parado. Após a estreia em Campinas, segue para Jundiaí, Ribeirão Preto, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Salvador e Rio de Janeiro. “Arte é sobre fazer a gente sonhar, é sobre essa magia de acreditar no que é fantástico. ‘ConSerto para Dois, O Musical’ faz o público sonhar assim”, convidou Jarbas.
ACONTECE:
O espetáculo se apresenta na sexta e no sábado às 21h, e no domingo às 19h. Os ingressos custam entre R$ 60 (meia-entrada, no balcão) a R$ 150 (inteira, na plateia) e podem ser comprados no Sympla.com.br, ou na bilheteria.
O Teatro Castro Mendes fica na Rua Conselheiro Gomide, 62, na Vila Industrial. O espetáculo é apresentado por Ministério do Turismo, Governo do Estado de São Paulo e Bradesco Seguros.