MOSTRA
Coletivo SHN, de Americana, expõe em galeria de São Paulo
Alma da Rua II, no Beco do Batman, recebe pinturas sobre telas de etiquetas adesivas
Por Marina Zanaki
01 de julho de 2023, às 08h59 • Última atualização em 01 de julho de 2023, às 09h00
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cultura/cultura-na-regiao/coletivo-shn-de-americana-expoe-em-galeria-de-sao-paulo-1980883/
A arte nos stickers (etiquetas adesivas) do coletivo SHN, de Americana, aparece como pintura sobre telas pela primeira vez em uma exposição em São Paulo. A mostra foi montada na galeria Alma da Rua II, no Beco do Batman, endereço icônico da arte de rua na capital paulista. A abertura será neste sábado (1°), com visitação gratuita todos os dias, das 11h às 18h, até 10 de agosto. A mostra será a última do coletivo antes de uma turnê pela Europa.

O SHN é um coletivo de arte multidisciplinar que reúne os artistas Eduardo Saretta, Haroldo Paranhos e Marcelo Fazola, de Americana. Com mais de 25 anos de carreira, os amigos de longa data têm atuações diversas nas artes gráficas, arquitetura, vídeo e grandes pinturas.
“A maior novidade dessa exposição é a representação em pintura de adesivos colados. Mas essa variedade de suportes sempre foi um dos nossos desafios. Um desenho que a gente faz pode ser um sticker pequeno, uma camiseta, um emoticon. Gostamos muito desse desafio e de aplicar em vídeo, foto, produtos. Tendo a serigrafia como ponto de partida, trabalhamos vários tipos de suporte e materiais”, disse Fazola em entrevista ao LIBERAL.
A serigrafia foi o ponto de partida para o coletivo. A ideia é a pesquisa de ícones universais, ressignificando o conceito de logotipo e marca em uma abordagem bem humorada e crítica. Apropriação e transformação de imagens, assim como a transposição para diversas mídias é o mote da exposição onde o SHN apresenta 10 pinturas em grande formato como um tributo à cultura dos stickers, em colagens conhecidas como “stickers combo”, onde uma coleção de adesivos é disposta em layout de sobreposição e registra assim o espaço, tempo, pessoas e conexões.
Ainda estarão expostas na galeria mais de uma centena de modelos de gravuras, características do coletivo e impressas em serigrafia em tiragens limitadas, assinadas e numeradas.
A lojinha galeria da Alma da Rua II terá kits de adesivos, camisetas e uma série de produtos com obras do coletivo. Em setembro, o grupo parte para exposições em Portugal, Amsterdã e Inglaterra.
PROJETOS. Fazola contou que o Coletivo SHN está discutindo com a Prefeitura de Americana a produção de um mural no Mercado Municipal para o aniversário da cidade. “Já está fechado, agora estamos entrando nos detalhes finais de aprovação de arte e layout”, explicou Fazola.
O grupo também prepara, em parceria com artistas e amigos, um livro contando a história do coletivo. “Estamos juntos desde 1998, já passamos por diversos formatos e o fio condutor é a amizade”, destacou Fazola.