25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cultura na região

Exposição inicia hoje em Santa Bárbara com obras mecânicas

Principal atração é uma releitura do avião 14 Bis, em uma homenagem aos 150 anos de Santos Dumont

Por Lucas Ardito*

21 de julho de 2023, às 09h44 • Última atualização em 21 de julho de 2023, às 09h45

Detalhe da escultura autômata do 14 Bis - Foto: Divulgação

A cidade de Santa Bárbara d’Oeste recebe, a partir de hoje, a exposição interativa ‘A poesia do movimento mecânico’, do artista Eduardo Salzane. A principal atração é uma releitura do avião 14 Bis, em uma homenagem aos 150 anos de Santos Dumont.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

As obras estarão expostas no Centro de Memórias Antonio Carlos Angolini e no Museu da Imigração até o dia 21 de setembro.

A exposição apresenta 11 esculturas autômatas, que se movimentam mecanicamente, construídas pelo artista com restos de madeira e materiais naturais como galhos e folhas.

Eduardo Salzane entende que cada escultura apresenta uma expressão poética de sua relação com o mundo. “É o jeito que eu tenho de fazer poesia, explorar a mecânica e materializar em um pedaço de madeira e outros materiais simples os meus olhares e sentimentos em relação ao mundo.”

Eduardo Salzane e o 14 Bis. Homenagem a Santos Dumont – Foto: Divulgação

“Construo obras frágeis, com madeira de reuso, e a interação permite ao observador ter contato com a obra e experimentar essa fragilidade”, diz Salzane, que trabalha com a arte desde 2016.

Para a curadora da exposição, Lani Goeldi, o diferencial da exposição é a interação propiciada aos visitantes, que podem tocar nas esculturas e fazê-las funcionar. “A exposição quer proporcionar ao espectador as sensações possíveis da interação com o movimento. Além de poder contemplar as esculturas, o público tem a oportunidade de tocar, acionar, manipular as peças, e assim vivenciar a experiência de pôr a obra em movimento”, destacou.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

As peças dessa exposição contam ainda com arames e metais. De acordo com a organização do evento, o principal intuito é transmitir a leveza do voo dos pássaros e do movimento das asas, fazendo alusão ao voo do brasileiro Santos Dumont. *Estagiário sob supervisão de Diego Juliani.

Publicidade