25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

CULTURA

FLAAM lança 3º Concurso Literário Prêmio Magali Berggren Comelato

Dentre os participantes, serão escolhidos 50 textos para integrarem um e-book da Editora Adonis

Por Stela Pires

29 de julho de 2023, às 10h33

Juliano Schiavo (Flaam), Ivan Ferreira (Concurso da Flaam), Lucas Medina (Concurso da Flaam), Valéria Mestre (Editora Adonis) e Márcia Tomiyama (Flaam) - Foto: Divulgação / Flamm

A FLAAM (Feira Literária e Artística de Americana) lança na próxima segunda-feira (31) o 3º Concurso Literário Prêmio Magali Berggren Comelato. Com o objetivo de estimular a escrita em adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, o concurso também vai selecionar 50 textos para serem publicados em um e-book produzido pela Editora Adonis, apoiadora desta edição junto a Diretoria de Ensino de Americana.

O tema da 3ª edição do concurso é “conto de mistério ambientado em território brasileiro”.

Os interessados em participar podem se inscrever a partir de segunda no blog do Flamm (concursoflaam.blogspot.com). Para participar do concurso é preciso ser aluno regularmente matriculado e produzir um texto do gênero conto, com até 3 mil caracteres já contando com espaço.

Além da seleção dos textos que participarão do e-book, realizada por um Comitê Editorial, serão premiados os três primeiros classificados com certificados, kits literários e visita ao parque gráfico da Editora Adonis.

A comissão do Concurso Literário da FLAAM ainda pode oferecer outros prêmios de acordo com a disponibilidade.

A escolha da temática do concurso deste ano aconteceu por ser pouco abordada nas escolas. “O que se fala, quase sempre, é de clássicos do romance e da poesia. Além disso, ao ambientá-lo no Brasil, é possível unir lendas e histórias orais pouco exploradas nos livros”, disse o coordenador do concurso Lucas Medina, que está ao lado de Ivan Lúcio Ferreira na empreitada. Para os organizadores da feira literária, Juliano Schiavo e Márcia Tomiyama, o concurso é uma forma de despertar a paixão pela escrita e leitura nos adolescentes.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

HOMENAGEM. A 3ª edição do concurso literário recebeu o nome de Magali Berggren Comelato, que, em vida, foi diretora executiva da Editora Adonis, da Adonópolis, e membro do Espaço Literário “Nelly Rocha Galassi”. Ela também presidiu o Conselho Municipal de Cultura de Americana.

Por meio da Editora Adonis, priorizou revelar o talento de escritores e ilustradores de Americana e região, sempre movida pelo desejo de que a literatura abraçasse crianças e adolescentes, além das escolas e das famílias. E não apenas por meio dos livros, mas também pela experiência que eles são capazes de proporcionar. 

Publicidade