Ponto Mis
Obra-prima de cineasta alemão é atração do “Bate-Papo de Cinema”
Filme "Paris, Texas" fica disponível até sábado, mesmo dia em que ocorre um debate online e ao vivo sobre a obra
Por Isabella Holouka
01 de julho de 2021, às 18h15 • Última atualização em 01 de julho de 2021, às 18h16
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cultura/cultura-na-regiao/obra-prima-de-cineasta-alemao-e-atracao-do-bate-papo-de-cinema-1554175/
O projeto online “Bate-Papo de Cinema”, realizado pelo Ponto MIS (Museu da Imagem e do Som) e promovido pelas prefeituras de Americana e Hortolândia exibirá o filme “Paris, Texas”, considerada a obra-prima do cineasta alemão Wim Wenders, a partir desta quinta-feira (1) até o sábado (3).
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Quem quiser assistir, deve fazer inscrição por meio deste formulário. O longa-metragem abre a mostra “Ponto MIS Belas Artes”, em parceria com o serviço de streaming Belas Artes À La Carte, que exibirá neste mês produções cinematográficas de diferentes países.
O projeto também promoverá um debate sobre o filme, neste sábado. Participam do debate o crítico de cinema Marcelo Lyra, e a diretora executiva do Belas Artes Grupo (empresa responsável pelo serviço de streaming), Juliana Brito. A mediação será da cineasta Giuliana Monteiro.

O bate-papo será transmitido ao vivo, às 18h, pelo canal do YouTube do Ponto MIS, com interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) para deficientes auditivos.
Aclamado pela crítica, “Paris, Texas” é o filme que consagrou internacionalmente o diretor Wim Wenders, um dos principais nomes do chamado “Novo Cinema Alemão”, movimento dos anos 1960-1970.
O filme conta a história de Travis Henderson, um homem que é encontrado com amnésia, vagando num deserto na região sul dos Estados Unidos. Aos poucos, ele recupera as recordações da sua vida e é acolhido pelo irmão, Walt, e a esposa dele, Anne. Com o casal vive também o menino Hunter, que é o filho de Travis. O garoto volta a se identificar com o pai. A partir daí, Travis decide retomar contato com sua esposa, Jane, para tentar arrumar sua vida novamente.
Outro destaque do filme é a trilha sonora, composta pelo músico americano Ry Cooder, reconhecido por seu trabalho como guitarrista de blues. O filme é estrelado por Harry Dean Stanton (Travis Henderson), Nastassja Kinski (Jane) e Dean Stockwell (Walt). “Paris, Texas” ganhou a Palma de Ouro (Melhor Filme), no renomado Festival de Cannes, em 1984.