FORMAÇÃO
Poeta barbarense abre inscrições para oficina gratuita de escrita antirracista
Aulas serão online para público de 9 a 14 anos; encontros terão início no dia 11 de junho
Por Natália Velosa
18 de maio de 2021, às 11h48
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/cultura/cultura-na-regiao/poeta-barbarense-abre-inscricoes-para-oficina-gratuita-de-escrita-antirracista-1518292/
O projeto “Sonhar com as mãos” está com as inscrições abertas para oficina de escrita criativa e narrativa antirracista.

De autoria da poeta barbarense Júlia Motta, as vagas são destinadas a crianças e adolescentes, de 9 a 14 anos, que desejam vivenciar e se conectar através da arte poética.
O curso é gratuito e será ministrado de forma online, pela plataforma Google Meet. Os encontros começarão no dia 11 de junho. Serão 10 aulas, todas as sextas-feiras, às 19h.
Os conteúdos abordados serão amplos, todos com referências em literatura e narrativa preta, com o objetivo dos participantes desenvolverem a própria escrita.
Serão tratados entre a montagem de uma biblioteca virtual, com livros que serão estudados e partilhados da leitura; dinâmicas para aprofundar na criatividade; jogos de rimas e escritas; além de apresentação de diversos escritores do contexto da literatura afro-brasileira.
Segundo Julia Motta, o projeto acredita no futuro e esperança nos jovens e por isso os conteúdos foram preparados para que o antirracismo seja a mudança em muitas cabeças pensantes futuras.
“Passei a infância inteira tendo a identidade negada dentro de diversos espaços. Hoje essa mesma indignação me fez preparar o projeto, que segue desde de 2018 pensando na falta que faz entender e compreender a história brasileira e da comunidade negra. Pensando em todos os contextos, precisamos voltar a sonhar. É tão belo quando a poesia nos direciona para esse caminho repleto de diversão”, argumenta a artista.
* Estagiária, sob supervisão de Bruno Moreira.