25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Novela

Explode Coração e suas ‘paixões virtuais’ chegam ao Globoplay

Unindo a tradição cigana e os primórdios da internet, produção de 1995 entra no catálogo de streaming da Globo

Por TV Press

22 de junho de 2020, às 10h43

Glória Perez é uma autora de faro apurado. Observadora de tendências e sempre de olho em coisas que ainda estão por vir, suas novelas têm a façanha de abordar temas como fertilização “in vitro”, doação de órgãos, clonagem, migração e tráfico internacional de pessoas de forma pioneira.

Explode Coração – Foto: Divulgação / TV Globo

Em 1995, muito antes da popularização da internet, a cabeça de Glória já pensava sobre as facilidades cotidianas promovidas pela nova tecnologia e, sobretudo, as relações surgidas a partir de interações virtuais.

Entusiasta de culturas diferentes e sempre na busca por ideias contrastantes que possam complementar sua narrativa, Glória há anos também queria falar sobre o a tradicional cultura cigana, mas de forma contemporânea.

Maria Luiza Mendonça, Edson Celulari e Tereza Seiblitz – Foto: Divulgação / TV Globo

E foi da junção de temas tão distintos que a autora criou o sucesso “Explode Coração” que, para alegria dos saudosistas e curiosidade de uma nova geração do público, chega ao catálogo do aplicativo Globoplay como parte de uma estratégia de relançamento de folhetins clássicos promovida pela Globo.

“A internet engatinhava no Brasil, mas as pessoas do mundo todo já conversavam e se conheciam por programas de mensagens. Pensei: uma mocinha cigana de uma família rígida e de classe média alta conhecerá um homem pelo computador e desafiará seu destino. Os executivos da emissora acharam a trama maluca, mas bancaram porque eu garanti que daria certo”, lembra a autora, entre risos.

Paulo José, Leandra Leal e Eliane Giardini – Foto: Divulgação / TV Globo

Na trama, Dara e Igor, de Teresa Seiblitz e Ricardo Macchi, foram prometidos em casamento quando ainda eram crianças e moravam na cidade espanhola de Sevilha. Depois de 20 anos, Dara mora com sua família no Rio de Janeiro e todos aguardam a chegada de Igor para que os dois cumpram o acordo.

No entanto, Dara não está muito disposta a casar-se com alguém que mal conhece. Mesmo orgulhosa de suas raízes ciganas, a mocinha quer ter a liberdade de fazer faculdade, sair sozinha e conhecer pessoas novas. Sua mente progressista causa uma confusão com seus pais, Jairo e Lola, e sua irmã, Yanka, personagens de Paulo José, Eliane Giardini e Leandra Leal.

Alexandre Arraes e Floriano Peixoto – Foto: Divulgação / TV Globo

Fugindo do casamento, Dara acaba envolvendo-se com Serginho, colega de cursinho pré-vestibular interpretado por Rodrigo Santoro. Em seguida, maravilhada com a possibilidade de conversar com pessoas do outro lado do mundo, conhece o empresário Júlio, de Edson Celulari, em um programa de mensagens instantâneas.

Vindo de um casamento falido com a mimada Vera, de Maria Luiza Mendonça, Júlio se apaixona pela cigana, mas os obstáculos sociais insistem em separar o casal.

Campanha nacional

Além da história de amor central, “Explode Coração” traz em seu enredo características básicas de uma trama de Glória Perez.

Ambientado na lanchonete de Lucineide e Salgadinho, personagens dos saudosos Regina Dourado e Rogério Cardoso, o núcleo popular da trama recebeu diversos convidados especiais e apresentou tipos como o “nerd” Edu, jovem introspectivo e muito ligado ao universo dos computadores que cria um perfil falso na rede para conquistar o coração da sonhadora Yone, de Deborah Evelyn.

Novela tratou do tema das crianças desaparecidas no Brasil – Foto: Divulgação / TV Globo

Principal causa social da novela, o desaparecimento de crianças, mote da trama de Odaísa, de Isadora Ribeiro, tomou grandes proporções e iniciou uma campanha nacional.

A personagem se juntou ao grupo Mães da Cinelândia e a visibilidade do folhetim ajudou a localizar 64 crianças que estavam longe de suas famílias.
Muitos atores se destacaram ao longo dos 185 capítulos da trama. Nomes como Renée de Vielmond, Laura Cardoso, Reginaldo Faria, Nívea Maria, Elias Gleizer, Stênio Garcia e Françoise Forton.

Intérprete do cigano Igor, Ricardo Macchi foi duramente criticado por seu fraco desempenho como protagonista, mas defende sua participação na novela.

“Passei no teste deixando nomes famosos para trás. Só que fui ‘jogado aos leões’. Naquela época, novela não tinha esse período de preparação e a ajuda dos mais diversos profissionais que tem hoje. Foi difícil trabalhar com as críticas, mas gosto do resultado final da trama. Devo tudo o que sou ao Igor”, ressalta Macchi.

Publicidade