Eleições 2020
Rafael Piovezan é eleito prefeito em Santa Bárbara
Biólogo de 38 anos é o nome do governo para a sucessão de Denis Andia
Por Leonardo Oliveira
15 de novembro de 2020, às 23h49 • Última atualização em 16 de novembro de 2020, às 11h07
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/eleicoes-2020/rafael-piovezan-e-eleito-prefeito-em-santa-barbara-1361322/
O biólogo Rafael Piovezan (PV) foi eleito, neste domingo (15), o novo prefeito de Santa Bárbara d’Oeste. Ele será o 35° a ocupar o cargo, na legislatura 2021-2024. Essa é a primeira vez que ele será o comandante da prefeitura barbarense.
Segundo a Justiça Eleitoral, Piovezan recebeu 39.519 votos, o equivalente a 43,15% do total de votos válidos. O vice dele é Felipe Sanches (PDT), atual presidente da Câmara de Santa Bárbara.
Piovezan é o atual vice-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste. Aos 38 anos, disputou pela primeira vez uma eleição municipal, conseguindo se eleger chefe do executivo.
A população decidiu pela continuidade do projeto iniciado pelo PV em 2012, quando Denis Andia (PV) foi escolhido como prefeito, tendo sido reeleito quatro anos depois.
Reveja a entrevista do LIBERAL com Piovezan, na série de sabatinas em outubro. Leia também as propostas do prefeito eleito.
Essa é a primeira vez, desde a redemocratização, que a cidade elege pela terceira vez seguida para prefeito um candidato do mesmo partido.
A última oportunidade em que isso aconteceu foi na ditadura militar, quando o Arena contou com Ângelo Giubbina, Bráulio Pio e Augusto Scomparim como prefeitos entre 1969 e 1973.
Quem é Rafael Piovezan?
Nascido em Santa Bárbara d’Oeste, Piovezan, se formou em ciências biológicas pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) Rio Claro.
Fez mestrado, doutorado e pós-doutorado em zoologia, pela mesma universidade, publicando artigos científicos em revistas científicas do Brasil e do mundo.
É revisor da Revista Brasileira de Entomologia, Journal Vector Ecology, Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical entre outros periódicos da área. Começou a trabalhar cedo, com usinagem mecânica. Foi bancário e biólogo concursado da prefeitura da cidade.
Foi ainda professor de faculdade nos cursos de enfermagem, biomedicina e fisioterapia. Também é orientador de mestrado profissional da Faculdade de Saúde Pública da USP.
Trabalhou desde o início do governo de Denis Andia, passando pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente entre 2013 e 2014, e como diretor-superintendente do DAE depois disso.
Em 2016, foi convidado por Denis para ser candidato a vice-prefeito nas eleições daquele ano e acumulou essa função com a de gestor do DAE depois de 2017.