12ª Festa do Bom Jesus
Gastronomia típica conquista público
Tradicionais pratos típicos de quermesse são atrativos no cardápio do evento
Por Stela Pires*
30 de junho de 2022, às 07h11 • Última atualização em 30 de junho de 2022, às 07h31
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/especiais/festa-do-bom-jesus-gastronomia-tipica-conquista-publico-1790027/
“A comida é um atrativo e um diferencial nosso”, se diverte o pároco da Igreja Senhor Bom Jesus, Marcelo Fagundes. Com a chegada da tradicional Festa do Padroeiro é difícil não pensar no cardápio da quermesse.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Repleto de comidas típicas de festas juninas e julinas, a 12ª Festa do Padroeiro Bom Jesus tem mais de 20 variedades, incluindo os pratos que fazem sucesso entre o público: batata em molho, frango a passarinho, pastel e o tradicional lanche de linguiça do padre.
“São comidas simples, mas que são preparadas com um toque especial pela nossa equipe”, diz o pároco. As comidas servidas na festa são todas feitas pelos voluntários.
Durante a festa, o público ainda pode concorrer a carnes na roleta de assados. Para concorrer, basta comprar um número e torcer para ser sorteado. Entre os prêmios estão cortes como pernil, frango, porco e leitoa. A roleta de assados é uma tradição nas festas.
As delícias estarão presentes em quatro dos cinco finais de semana de julho em que a festa acontece, mas a paróquia também programou um almoço mineiro para o último final de semana do mês.
O almoço mineiro acontece no dia 31 de julho, um domingo, das 12h às 14h. O cardápio conta com arroz, tutu de feijão, bisteca de porco, torresmo, ovo frito, banana, couve, salada e uma sobremesa. O convite para participar do almoço custa R$ 40. As bebidas não estão inclusas no valor.
O convite pode ser adquirido durante todos os dias em que a Festa do Padroeiro ocorre, a partir do dia 1º até o dia 23, enquanto ainda houver unidades. A venda também acontece na secretaria da pastoral da igreja, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.
Cardápio. Confira algumas das delícias que integram o cardápio da 12ª Festa do Padroeiro Bom Jesus:
Almoço mineiro – Foto: Divulgação Batata em molho – Foto: Divulgação Coces caseiros – Foto: Divulgação Cuscuz – Foto: Divulgação Espetinho – Foto: Divulgação Frango a passarinho – Foto: Divulgação Linguiça do padre – Foto: Divulgação Pastel – Foto: Divulgação Polenta frita – Foto: Divulgação
Frango a passarinho
O frango a passarinho é um dos pratos mais procurados e faz sucesso durante os dias do evento.
Batata em molho
A batata em molho é um dos pratos mais procurados pelos frequentadores da quermesse e não poderia faltar no cardápio da 12ª edição da festa.
Linguiça do padre
Tradicional na paróquia, o lanche de linguiça do padre começou a ser feito na primeira festa do padroeiro, em 2008, pelo pároco da época. O lanche é composto por linguiça toscana, linguiça calabresa, pimentão amarelo e vermelho, tomate, cebola, azeitona verde e preta, bacon e queijo.
Espetinho
Com três pontos de venda na festa, os espetinhos estarão disponíveis em três variedades: carne, queijo e kafta.
Doces caseiros
A festa conta com doces caseiros para adoçar o cardápio. Além deles, também há as opções de algodão doce, cocada, quebra queixo e sorvete Tartufo. Para quem quiser se esquentar enquanto toma algo, terá chocolate quente.
Polenta frita
A polenta frita também está no cardápio deste ano. Além dela, haverá ainda mandioca.
Vinho quente
Típico em festas juninas, o vinho quente estará presente na Festa do Bom Jesus. Além dele, também não poderia faltar o quentão e bebidas tradicionais: refrigerante, suco, cerveja e água.
Pastel
Quermesse não é quermesse sem o bom pastel. Na Festa do Bom Jesus estão no cardápio pastéis de carne, queijo e pizza.
Cuscuz
A deliciosa mistura quente de fubá, frango e condimentos faz parte do cardápio da quermesse.
Almoço mineiro
O tradicional almoço mineiro acontece no último domingo do mês.
*Estagiária sob supervisão de Valéria Barreira