MEIO AMBIENTE
Responsabilidade no ambiente empresarial
Unimed e Ambipar dão exemplo na região com práticas em defesa da preservação
Por Ana Carolina Leal
06 de junho de 2022, às 07h24
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/especiais/responsabilidade-no-ambiente-empresarial-1776507/
Plantar mais árvores é uma das maneiras mais eficientes de lutar contra as mudanças climáticas. Em Americana, o Hospital Unimed prevê o plantio de uma muda para cada bebê que nasce na maternidade.
A iniciativa, batizada de Programa Vida Verde, teve início em 2010 e já resultou no plantio de 6.582 árvores no município e em Santa Bárbara d’Oeste.
“Utilizamos a calculadora de gases de efeito estufa para dimensionar as atividades realizadas pela cooperativa que geram emissões, de modo que possamos trabalhar projetos que permitam fazer o sequestro contínuo desses gases na natureza. Nosso objetivo, a longo prazo, é nos aproximarmos do carbono zero”, explicou o CEO da Unimed, o médico Cesar Augusto Cielo.

As mudas são sempre nativas de Mata Atlântica e o plantio é feito em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município em que o evento é realizado. Após o plantio, o hospital realiza a manutenção do terreno e das mudas por cerca de dois anos, prazo em que elas passam a estar 100% adaptadas ao local onde foram plantadas, consideradas adultas e prontas para seu desenvolvimento sozinhas.
Além de contribuir para o sequestro contínuo de gás carbônico, a ação impacta positivamente a qualidade do ar e evita o assoreamento de rios.
UNIDADE SUSTENTÁVEL. Multinacional de gestão ambiental com sede em Nova Odessa, a Ambipar atua em várias frentes quando o assunto é preservação da natureza. A começar pela sede, que é uma unidade sustentável.
Conhecida pelo trabalho de gestão de resíduos, prevenção e resposta a acidentes, desinfecção de ambientes, treinamentos, dentre outros, a empresa tem um sistema de captação e reuso de água da chuva de alta performance, que deixa até potável se necessário.
“É um sistema totalmente automatizado que tem uma capacidade instalada de 100 metros cúbicos”, afirmou Gabriel Estevam Domingos, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ambipar.
O grupo também tem um parque fotovoltaico, o que permite produzir a própria energia. E mantém uma composteira automática que recicla toda matéria orgânica proveniente do restaurante para que não seja enviado para o aterro sanitário local.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
“Temos também uma iniciativa que está em fase de desenvolvimento que é um combustível sustentável, à base de etanol feito de resíduos para promover também a questão das emissões atmosféricas”, disse.
Presente em países como Estados Unidos, Reino Unido, Chile, Nigéria, Angola e na Antártida, a Ambipar produz, internamente, produtos sustentáveis como álcool e sabonete, que durante a pandemia da Covid-19 ficaram mais caros e até escassos.