DESAFIO
Ultramaratonista de Sumaré vai correr mil km no Rio de Janeiro
Vagner José Ferreira, o Godão, disputará a prova na cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, durante dez dias
Por Rodrigo Alonso
09 de setembro de 2021, às 07h14 • Última atualização em 09 de setembro de 2021, às 11h11
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/esporte/esportes-da-regiao/ultramaratonista-de-sumare-vai-correr-mil-km-no-rio-de-janeiro-1609985/
O ultramaratonista sumareense Vagner José Ferreira, conhecido como Godão, terá o maior desafio de sua carreira entre os dias 16 e 25 deste mês. Durante esses dez dias, o atleta de 47 anos disputará uma prova de mil quilômetros em Engenheiro Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.

Paralelamente, ele vai arrecadar dinheiro para a compra de alimentos e fraldas geriátricas para duas entidades assistenciais: a Nisfram, de Sumaré, e o Lar dos Velhinhos de Americana. A campanha, inclusive, já começou no mês passado. Interessados podem fazer a doação pelo site vaka.me/2302469.
Godão tem se preparado há quase cinco meses especificamente para essa prova. Nesse período, ele intensificou seus treinamentos na Triaction Assessoria Esportiva, em Americana.
“Durante a semana, nestes últimos dois meses e meio, três meses, estou correndo meia maratona por dia. Quando chega o domingo, eu faço de cinco a seis horas, que dá em torno de 52 a 62 km”, disse.
Na prova, denominada 1.000 Km Brasil, o sumareense deverá correr pelo menos 100 km por dia, num percurso de 1,175 km. Todos os dias, os participantes precisam largar às 6 horas e parar à meia-noite, para um período de descanso. O vencedor será aquele que percorrer os 1.000 km em menor tempo.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Godão destacou a dificuldade do evento. “Em 2019, de 35 atletas, se não me engano, só dois completaram”, afirmou o competidor, que ingressou no mundo da corrida em 2011.
Entre seus feitos na modalidade, o destaque fica para a segunda colocação no Ultra dos Anjos Internacional, na cidade de Itanhandu (MG), em 2019.