Higiene
Cuidados com os cabelos na pandemia
Além de aconselhar a manter os cabelos limpos, tricologista faz outras recomendações para evitar que o novo coronavírus se aloje nos fios; confira na matéria
Por Da redação
28 de maio de 2020, às 15h18 • Última atualização em 28 de maio de 2020, às 16h27
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/bem-estar/cuidados-com-os-cabelos-durante-a-pandemia-1215753/
O distanciamento social vem provocando mudanças nos costumes das pessoas. Uma delas é lavar menos os cabelos. A tricologista (tricologia é o ramo da medicina que trata dos pêlos ou cabelos) Viviane Coutinho desaconselha a medida.
“O cabelo é um dos nossos marcadores de saúde, mantê-los saudáveis é primordial. E uma ação importante é mantê-los limpos. Lembrando que couro cabeludo é pele e retém sujidade e quando desequilibrado pode gerar disfunções na saúde e futuras quedas. Um conselho que sempre dou é higienizar mais neste período pois ele também é um condutor de contaminação”, pontua a profissional.
“Os nossos cabelos sofrem agressões físicas o tempo todo, como o pentear, a poluição, água quente, atrito com o travesseiro, o desembaraçar. E alguns cabelos sofrem, além disso, agressões químicas, perdendo nutrientes importantes para composição de um cabelo saudável.
“Nesse período de pandemia, um conselho que tenho dado é deixar os cabelos descansarem de tantos procedimentos, deixar de usar secadores, chapinhas neste momento faz com que seus cabelos sofram menos agressões”.
Além de aconselhar a manter os cabelos limpos, a tricologista faz outra recomendação para evitar que o novo coronavírus se aloje nos fios: se for à rua, prendê-los ou usar touca, trocar fronha de 2 em 2 dias. Viviane também diz que a alimentação é primordial para mantermos a nutrição dos nossos cabelos em dia.