Pele
Vitaminas C e E são aliadas para evitar o envelhecimento precoce
É preciso repor as vitaminas no organismo para evitar danos na pele; dermatologista indica ainda máscara caseira
Por
16 de julho de 2020, às 10h04
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/bem-estar/vitaminas-c-e-e-sao-aliadas-para-evitar-o-envelhecimento-precoce-1256384/
As vitaminas C e E são aliadas na beleza, minimizando o envelhecimento precoce e prevenindo os danos na pele e organismo, de acordo com o médico dermatologista Amilton Macedo.
Ele explica que, para ter uma pele saudável e equilibrada, é preciso sempre repor as vitaminas no organismo e ter uma alimentação balanceada.

Segundo o especialista, a face é uma das regiões mais expostas do corpo, por isso, sofre diariamente com as agressões da poluição e dos raios solares. Ao fazer a aplicação das vitaminas ocorre uma prevenção e redução de rugas, uma melhora em pequenas cicatrizes causadas por acne, potencializa a produção de colágeno, prevenindo a flacidez, recupera a elasticidade e proporciona uma hidratação e lubrificação para a pele.
Além disso, Amilton disse que as vitaminas são importantes no combate ao envelhecimento precoce, pois a vitamina E é um potente antioxidante. Ao fazer o uso diário dela em cremes é possível eliminar os radicais livres, que são agentes que promovem o envelhecimento.
Já a vitamina C é a substância para trazer luminosidade para a pele, inibir a formação de melanina, o que previne o surgimento de manchas. Ela também contribui para a produção do colágeno, fazendo com que a pele se mantenha firme e evitando rugas e flacidez.
Ambas vitaminas estão presentes em vários alimentos, mas também podem ser encontradas em cremes específicos para a pele.
“Ao escolher um tratamento antioxidante dermocosmético com vitamina E, procure as opções associadas com vitamina C para facilitar o uso. A loção deve ser aplicada sempre antes da proteção solar. Lembrando que é sempre importante consultar um dermatologista antes de fazer o uso de qualquer produto, principalmente se houver o uso de várias substâncias no rosto”, explicou o dermatologista.
Receita de máscara caseira
O dermatologista indicou uma máscara caseira para poder fazer em casa. Porém, antes de aplicá-la, é importante lavar o rosto com um sabonete específico para a área e depois aplicar a mistura de:
- 1 col (café) de vitamina C em pó
- 1 col (café) de linhaça moída
- 1 col (sopa) de mel
Deixe agir por 10 a 15 minutos no rosto e depois lave bem a face com água gelada. Finalize com um hidratante ou a proteção solar caso faça a máscara pela manhã.