25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Decoração e Arquitetura

Como criar um espaço instagramável

Mercado comemora alta na procura por objetos para compor cenários que rendam fotos e vídeos para as redes sociais

Por Guilherme Basile - Casa9 Agência de Comunicação

20 de fevereiro de 2023, às 10h19

Um lugar bonito que pode servir de cenário para uma foto ou um vídeo, que pode ser visualizado por milhares de pessoas. Esse é o conceito dos famosos “espaços Instagramavéis”. O resultado é engajamento, fundamental para marcas e empresas. Por isso, a aposta nos elementos para compor esses cenários só aumenta. É o que foi possível ver na ABCasa Fair, maior feira de casa e decoração da América Latina. Por onde quer que se olhasse, um lugar perfeito para fazer um bom clique.

Anderson Passos, Diretor Executivo da associação ABCasa, que organizou o evento, revela que viu nisso um chamariz para possíveis novos clientes. “As marcas já perceberam que uma pessoa pode ser atraída para o seu estabelecimento justamente pelo seu espaço instagramável. E aí cabe ao local converter a visita em venda. Foi o que aconteceu na nossa feira. Os visitantes iam a um determinado estande onde sabiam que poderiam fazer uma foto e acabavam conhecendo melhor o expositor”, explica.

Hoje, os espaços instagramáveis estão presentes em eventos, exposições, bares, restaurantes, lojas e até mesmo dentro de casa. E eles podem ser produzidos de diversas maneiras. É o que explica Talita Ribeiro, decoradora da MP3 Imports, importadora de peças de decoração: “Para montar um cenário, você pode usar vários objetos, desde luzes coloridas, flores, assentos e quadros a balões. Depende muito da vibe que você quer passar”.

Talita conta que a procura por esses itens tem aumentado cada vez mais, o que anima os fornecedores. “Todo mundo gosta desse tipo de espaço. Na ABCasa Fair, a cada 10 pessoas que entraram no nosso estande, oito procuravam objetos para montar um cenário instagramável”, revela. O evento era fechado a lojistas e profissionais do setor de casa, decoração, utilidades domésticas, presentes, festas, flores e têxtil. Mas, para quem não pôde participar da exposição e ver as novidades, aqui vão algumas dicas do que deve ser levado em conta na hora de montar um espaço instagramável:

Iluminação

A iluminação é essencial para criar cenários que gerem interesse por fotos e vídeos. Além de poder deixar a imagem mais nítida, a luz também mexe com as sensações das pessoas. Ao usar uma luz com uma temperatura mais quente, amarelada, a sensação é de aconchego. Se for uma luz mais fria, puxando para o branco, o ambiente ganha um tom mais profissional. Aí vai do tipo de impacto que aquele espaço quer causar em quem deve usá-lo.

Cores

As tonalidades do espaço ditam o seu estilo e função. Cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, são ótimas para quando se quer transmitir energia e entusiasmo. Por isso, são bastante usadas em bares, restaurantes, festas… Caso a procura seja por um ambiente mais aconchegante e tranquilo, um tom azul, verde ou lilás se torna uma opção melhor. Lojas de decoração, papelaria e esoterismo costumam apostar mais nessa linha.

Mobília

A escolha dos móveis que irão compor os ambientes é muito importante. Se quiser que a foto seja de alguém sentado, por exemplo, é importante escolher um sofá ou uma cadeira diferente do tradicional, que chame a atenção, mas que deixe a pessoa confortável. Ela precisa se sentir bem naquele espaço para registrar da melhor forma a sua experiência. Se a ideia é que ela fique de pé, vale um móvel próximo, com objetos que formem um belo cenário.

Objetos

Os detalhes são fundamentais para tornar o espaço instagramável. Objetos de decoração como velas, flores, plantas, espelhos e quadros são os que mais ajudam a compor o ambiente. Flores e plantas, ainda que permanentes, remetem à vitalidade. Assim, são ótimas opções. Aqui, outra dica primordial é lembrar de aproveitar todas as esferas do espaço. Pendentes, por exemplo, ajudam a tridimensionar a imagem

Publicidade