25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Plantas & Cia

Seis ideias para transformar o jardim de inverno

A escolha das espécies de plantas precisa ser bem pensada para se adaptarem ao espaço

Por Isabella Holouka

03 de março de 2023, às 16h36

Criados para possibilitar mais luz natural, plantas e aconchego nos imóveis, os jardins de inverno ou áreas de luz podem ser espaços autênticos, funcionais e bonitos. Para isso, perceber quais são os próprios gostos e desejos para o local é o primeiro passo, afirma a arquiteta urbanista e designer de interiores Mariana Chaim. Ela faz a diferenciação: “O jardim de inverno é um jardim sem acesso. Já a área de luz pode ser um jardim, uma passagem, um corredor. Com a ideia de ter uma casa integrada, as pessoas começaram a perceber que poderiam ter espaços onde elas poderiam transitar, com uso”.

A profissional listou seis ideias para transformar o jardim de inverno ou a área de luz, que podem ser adaptadas para espaços com diferentes metragens, mas lembra da importância de analisar desejos, possibilidades, orçamento e disponibilidade para manutenções. Inclusive, a escolha das espécies de plantas precisa ser bem pensada, com opções adaptáveis ao espaço. 

O jardim vertical pode ser uma opção para preencher paredes com diferentes espécies – Foto: Smuay – Adobe Stock

Veja as dicas

  1. Se você tem um espaço cimentado com ralo e deseja fazer dele um jardim, pode usar pedras e seixos para cobrir o piso, parcialmente ou totalmente. Assim, pode distribuir vasos e fazer um paisagismo dispensando a terra.
  2. Para obter um efeito de paisagismo, Mariana recomenda a escolha de vasos grandes e espécies com folhagens grandes, que preenchem os espaços.
  3. Aposte em trepadeiras. Elas podem ser cultivadas em vasos e, conforme crescem, ocupam espaço e ajudam a preencher ainda mais o jardim.
  4. O jardim vertical pode ser uma opção para preencher paredes com diferentes espécies. Paisagistas ou floriculturas podem ajudar a tirar essa ideia do papel.
  5. Adicione esculturas ou outros objetos decorativos que façam sentido através de significados e lembranças especiais para os moradores da casa.
  6. Adicione móveis próprios para área externa. Mesas, sofás, cadeiras e outros mobiliários ajudam a compor o ambiente e deixá-lo mais confortável.

Publicidade