Gastronomia
Como dessalgar o bacalhau de forma mais rápida
Você sabia que é possível, de forma mais rápida, utilizando o vinagre de maçã?
Por Redação MXP
06 de abril de 2023, às 20h42 • Última atualização em 07 de abril de 2023, às 09h46
Link da matéria: https://dev.liberal.com.br/mais/gastronomia/como-dessalgar-o-bacalhau-de-forma-mais-rapida-1936112/
Versátil como ingrediente, mais uma vez o vinagre de maçã põe à prova as suas mil e uma aplicações culinárias. Um uso pouco conhecido, e bastante eficiente do vinagre, é na dessalga rápida do bacalhau. Por falar em bacalhau, com a alta do preço do item típico da Páscoa, a alternativa para o consumidor que pretende servir o prato sem comprometer o orçamento, é escolher uma receita que renda muitas porções e, ao mesmo tempo, proporcione uma experiência inigualável para o paladar.
De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o preço do bacalhau aumentou 5,4% em relação a 2022 (1,8%). Ainda assim, observa Caru Melillo, é possível servir o prato que se tornou sinônimo de Páscoa. Mineira radicada em Campinas, a chef que compartilha suas receitas no Instagram @meujantar ensina a preparar o Bacalhau ao Vinagrete, porção para seis pessoas, com ingredientes simples e o toque versátil do vinagre de maçã orgânico.
Antes do preparo, lembra a chef, é preciso dessalgar o bacalhau. O processo, segundo Caru, é fácil e rápido. Depois de removidas as peles, as postas devem ser colocadas por 5 minutos em água quente até o ponto de serem desfiadas com um garfo. Fora do fogão, o momento é de retirar todas as espinhas e desfiar o peixe. “Aí entra a dica para a dessalga rápida: em uma vasilha com 2 litros de água fria, coloca-se 4 colheres de sopa de vinagre de maçã orgânico”, explica. À mistura de água e vinagre é adicionado o bacalhau desfiado. “A partir daí, são mais 10 minutos até que o peixe esteja dessalgado”, diz.
Segundo Rodrigo Margoni, especialista em vinagres, são inúmeras as utilizações culinárias que atestam a versatilidade do ingrediente. Mas tanto na dessalga do bacalhau, quanto na receita apresentada pela chef Caru Melillo, ele destaca a importância de usar um produto de qualidade.
Além de utilizar o Vinagre de Maçã Almaromi Orgânico no processo de dessalga, Caru Melillo incorpora o ingrediente à receita de Bacalhau ao Vinagrete, que combina com arroz branco e também com pães variados.
BACALHAU AO VINAGRETE
Ingredientes
600 g de lascas dessalgadas de bacalhau conservadas na geladeira
1/2 maço de cheiro-verde (salsa e cebolinha) bem picado
1 cebola média bem picada
2 tomates médios bem picados
10 folhas de manjericão fresco picadas finamente
1/4 de pimentão pequeno e bem picado (opcional)
Azeite para cobrir
1 xícara (café) de Vinagre de Maçã Almaromi Orgânico
Sal a gosto
Modo de preparo
Misture cuidadosamente todos os ingredientes do vinagrete, menos o azeite e o Vinagre de Maçã Almaromi Orgânico. Coloque sal, misture suavemente e prove o sabor. Leve a mistura a um vidro de boca larga. Acrescente o Vinagre de Maçã Almaromi Orgânico. Adicione o azeite em quantidade suficiente para cobrir os ingredientes. Tire as lascas de bacalhau dessalgadas da geladeira e disponha em uma travessa. Cubra as lascas de bacalhau com o vinagrete e deixe por três horas em temperatura ambiente. Está pronto para servir.