25 de abril de 2024

Notícias em Americana e região

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Gastronomia

Conheça o hidromel, a bebida dos deuses e vendida por empresa da RPT

A bebida é uma iguaria milenar que fez parte da história de várias civilizações antigas

Por Stela Pires*

23 de novembro de 2022, às 15h16 • Última atualização em 23 de novembro de 2022, às 15h17

O hidromel aparece frequentemente em filmes, livros e séries com a temática medieval e de realismo fantástico que estão em alta, como senhor dos Anéis, Vikings, Game of Thrones e o eterno Harry Potter. Por conta disso, o interesse pelo conhecido “néctar dos deuses” cresceu entre o público.

Mesmo sendo uma bebida milenar e tendo um aspecto “mágico”, e até mesmo dando a impressão de irrealidade, o hidromel existe e é comercializado por uma empresa fundada na RPT (Região do Polo Têxtil), em Hortolândia.

A bebida, que muitas vezes parece pertencer apenas aos universos de fantasia, é uma iguaria milenar que fez parte da história de várias civilizações antigas, como a grega, egípcia, indiana e chinesa. Não há uma localidade exata para o surgimentos dessa bebida, que é datada por volta de 300 a.C, de acordo com o portal Sabor à Vida Gastronomia.

O hidromel tem o processo de produção muito parecido ao do vinho, mas, ao invés de ter a base de uva, ele leva o mel. Ele é diluído em água e passa por um processo de fermentação, momento em que o álcool é produzido.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A produção do hidromel pela Philip Mead, marca fundada em Hortolândia, começou como um hobbie pelo fundador da empresa, Philipe Piaia, e sua esposa e sócio-fundadora Gabriela Minghini.

O casal, que gosta muito da cultura medieval, compareceu a um evento do universo e Philipe esperava experimentar a famosa bebida dos filmes e séries, já que existiam poucos produtores e era muito difícil de encontrá-la para comprar.

A experiência dele não foi boa, mas compreendeu que o problema não era a bebida, mas o produtor da mesma. “Não é possível que os deuses bebam tão mal assim, aí eu resolvi fazer em casa”, disse o fundador.

Então, Philipe começou a produzir o hidromel em casa para conhecer verdadeiramente a bebida e começou a distribuir para alguns amigos. Foi ali que viram uma oportunidade de negócio. O “start” foi dado quando um colunista classificou a Philip Mead como o melhor hidromel dentre os que passou um ano experimentando.

A marca ganhou diversos prêmios, recebendo o título de Melhor Hidromel do Ano em 2017 pelo blog Cena Medieval, e conquistando quatro medalhas no World Mead Challenge 2022, concurso mundial realizado nos Estados Unidos pelo Beverage Testing Institute.

Hoje a Philip Mead possui uma linha de hidromel com quatro sabores: o suave tradicional, Oak Aged, Double Oak e o Red Fruits. Em breve, no dia 10 de novembro, a marca lança mais dois novos sabores.

Conheça os sabores e sua harmonização com pratos:

Tradicional

O hidromel tradicional é produzido com um blend de méis de diferentes floradas, água e leveduras importadas. Sua maturação prolongada resulta em uma bebida com um sabor marcante, dulçor equilibrado e um toque levemente cítrico. A bebida harmoniza com massas, aves, peixes, frutos do mar, queijos e embutidos. – Foto: Marcelo Rocha / LIBERAL

Oak Aged

O Oak Aged tem uma produção que leva o blend de diferentes tipos de mel, que entra em contato direto com lascas de carvalho de diversas espécies durante a maturação, levando ao paladar notas amadeiradas em sinergia com o mel. O toque amadeirado deste tipo de hidromel acompanha carnes suínas e bovinas, massas, queijos e embutidos. – Foto: Marcelo Rocha / LIBERAL

Double Oak

O Double Oak é um hidromel seco desenvolvido para agradar os paladares que apreciam bebidas mais intensas. Com maior teor alcoólico, essa é a receita com a etapa de maturação mais longa, que é realizada com lascas de carvalho de alta tosta. Por sua intensidade, este hidromel harmoniza bem com carnes suínas e bovinas, massas, queijos e embutidos. – Foto: Marcelo Rocha / LIBERAL

Red Fruits

A receita do Red Fruits foi criada pensando em proporcionar uma experiência de aromas marcantes e sabores. A produção é feita a partir da combinação do mel silvestre com uma seleção de frutas vermelhas, sendo elas: morango, blueberry, cranberry, hibisco e gojiberry. A delicadeza e sabor da bebida harmoniza com queijos fortes, embutidos e sobremesas a base de frutas vermelhas. – Foto: Marcelo Rocha / LIBERAL

*Estagiária sob supervisão de Bruno Moreira.

Publicidade